As exportações de gado em pé do Uruguai à Turquia, principal destino desse tipo de comércio, estão paralisadas devido ao fato deste país não estar emitindo as autorizações necessárias.
As exportações de gado em pé do Uruguai à Turquia, principal destino desse tipo de comércio, estão paralisadas devido ao fato deste país não estar emitindo as autorizações necessárias.
O presidente da União de Exportadores de Gado em Pé (UEGP), Alejandro Dutra, disse que não chegaram da Turquia os veterinários que estavam sendo esperados para os trâmites sanitários correspondentes. Por outro lado, outras empresas já têm milhares de exemplares comprados, que ainda não foram enviados e se encontram nas fazendas de seus antigos proprietários. Segundo ele, a situação é complexa, já que outros países, além do Uruguai, estão sofrendo a mesma situação, enquanto várias nações europeias continuam comercializando com a Turquia sem problemas.
O diretor de Sanidade Animal do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), Federico Fernández, disse que, embora tenha recebido a preocupação dos operadores, não têm nenhuma informação oficial sobre o assunto. “A realidade é que o Uruguai está habilitado sanitariamente para exportar gado em pé à Turquia, isso é a única informação oficial que existe”.
Ele disse que se comunicaram, sem êxito ainda, com a embaixada desse país na Argentina, já que no Uruguai não há representação diplomática desse tipo. Além disso, Fernández enviou um e-mail a seu correspondente na Turquia, sem receber resposta.
A outorga desse tipo de permissões é um dos temas mais ríspidos que vem ocorrendo no setor agropecuário nos últimos meses. Produtores e operadores do setor pecuário reiteraram em várias ocasiões ao Poder Executivo que a não emissão de permissões no ritmo que era feito nos anos anteriores está afetando o mercado.
Fonte: El País Digital, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.