O 13º Leilão Brangus JMT será realizado em 25 de setembro às 14h, no Parque de Exposições de Santa Maria (UFSM). Produtores da raça de diversos estados devem acompanhar o remate, já que a JMT Agropecuária, com sede em São Gabriel, é considerada uma das principais criadoras de Brangus do país, desenvolvendo seu programa genético há 25 anos.
Este ano, animais da propriedade conquistaram títulos de expressão nos dois principais julgamentos da raça. Em abril, JMT Netto 9011Y9 TE foi o principal destaque da cabanha na 12a Exposição Nacional da Raça, em Londrina, recebendo os títulos de Campeão Junior e Grande Campeão Nacional. Já na 36a Expointer, JMT 8114 levou os títulos de Reservada de Campeã Novilha Maior e 3a Melhor Fêmea da exposição.
O sucesso obtido nas Exposições pode ser explicado pelo trabalho diário de seleção realizado na cabanha e também pelo investimento em genética através da parceria com a Cow Creek Ranch, tradicional produtora de Brangus nos Estados Unidos. Exemplo disto é Netto que foi Grande Campeão Nacional 2013 e é oriundo da primeira importação desta genética.
– Possuímos uma genética inédita no Brasil, extremamente eficiente para a produção de reprodutores rústicos. Nossos touros são muito procurados para a cruza, o que traz uma expectativa positiva para o leilão – Explica o administrador da JMT, Peti Waihrich.
A genética Cow Creek é reconhecida internacionalmente como a genética de Brangus mais eficiente do mundo, para operações agropastoris. Existem franquias desenvolvendo esta genética na Austrália, Argentina, Paraguay, Uruguay, Africa do Sul, entre outros.
-Fazer serviço aos 14 meses à pasto com média de índices de 98% de prenhes geral, 88% de reconcepção de primíparas; a cada 3 vacas pastando conseguir produzir um touro de alto nível genético em uma raça sintética, há poucos anos parecia utópico e até hoje é para muita gente. Hoje temos acesso á esses índices através da genética JMT/Cow Creek Ranch – comenta o Engenheiro Agrônomo da JMT Agropecuária Fernando Waihrich.
Está no DNA da JMT oferecer reprodutores o mais rústicos possível, os desenvolvendo com alimentação sempre baseada à pasto e os obrigando a caminhar longas distancias todos os dias e principalmente depois de preparados para a venda. Durante todo o período de preparo os touros recebem incidencia de carrapto e convivem com as mais diversas espécies de plantas daninhas e toxicas como Maria Mole e Mio Mio. Este sistema de criação nada mais é do que um preparo para os animais estarem aptos a trabalharem nas mais adversas condições e ambientes do Brasil, uma vez que a JMT possui clientes no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.
Para atender à empresas de todos estes estados a JMT Agropecuária promove seu leilão televisionado em rede nacional pelo Canal do Boi. A empresa Igen Consultoria é quem a representa no Mato Grosso do Sul e Central Leilões de Araçatuba e Cambará Remates do Rio Grande do Sul são as leiloeiras do evento.