O Centro Paulista e a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil esperam 500 animais de mais de 50 criadores na 14ª Exposição Nacional das raças que será realizada de 14 a 18 de junho, durante da Feicorte 2005, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Além da mostra e julgamento dos animais, a Exposição Nacional vai contar com três remates e com o 5º Simpósio Nacional das Raças Simental e Simbrasil. O Leilão Pecuária Novo Horizonte, de simbrasil, será no dia 16 e o Leilão Premium, terá dois remates no dia 17, um vendendo prenhezes e outro vendendo animais.
Fábio Leme, presidente do Centro Paulista e responsável pela organização da Nacional deste ano, informa que o número de vagas disponível para as raças simental e simbrasil neste ano foi reduzido de 600 para 500, em função da participação de outras raças no Evento. “Mas certamente teremos a maior representação entre as raças presentes na Feicorte que é hoje a principal vitrine da pecuária moderna no Brasil”, garante.
A partir do dia 11 de junho a entrada dos animais será autorizada no Centro de Exposição Imigrantes. A pesagem e mensuração estão marcada para os dias 13 e 14. O julgamento das duas raças começa no dia 15 as 8 horas. Neste mesmo dia será realizado o 5º Simpósio Nacional das Raças. Dia 16 se dará continuidade ao julgamento da raça simental e se concluirá o julgamento do simbrasil e logo após será realizado o Leilão Pecuária Novo Horizonte. No dia 17 serão julgadas as categorias especiais da raça simental e após será realizado o remate de prenhezes do Leilão Premium Simental e o remate de animais do Leilão Premium. No sábado serão escolhidos os grandes campeões nacionais da raça simental
O Leilão Pecuária Novo Horizonte que será realizado no dia 16 e é promovido pelo criador Marco Iatauro, proprietário da Pecuária Novo Horizonte, em Coxim-MS. A Novo Horizonte colocará em pista fêmeas 1/4 simental/nelore, cobertas com touros da linhagem sul-africana. Marco Iatauro fechou no ano passado parceria com a Agro Zurita e este ano está usando os touros sul-africanos para a produção de cruzados e simbrasil no seu projeto pecuário.
O Leilão Premium, que esta na sua 10ª Edição, sendo o mais antigo remate da raça simental no País, este ano realiza dois remates durante a Nacional. O Premium deste ano é promovido pelos criadores Roberto Ziegert, Rosalu Queiroz e Antônio Casquel Neto.
Durante o 5º Simpósio Nacional da Raça, na quinta-feira, 15 de junho, O Centro Paulista e a Biotran Consultoria e Assessoria, de Alfenas-MG, apresentarão aos criadores os primeiros resultados do Programa Qualidade de Carne-Simental, implantado em setembro do ano passado.
Segundo Fábio Leme, presidente do Centro Paulista, o programa já avaliou mais de 300 animais em 12 dos principais criatórios da raça e até o final do ano, deve chegar a mais de 500 animais.
O Programa tem como objetivo identificar reprodutores e matrizes com maior capacidade de produção de carne em quantidade e qualidade, através da medição dos animais jovens. “Os reprodutores e matrizes que transmitem estas características deverão ser utilizados pelos selecionadores na produção de tourinhos para o cruzamento industrial com o gado zebu”, informa Fábio Leme.
Fonte: Assessoria de imprensa do Centro Paulista e a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil