Foi encerrada em 21 de maio de 2003, a 17ª Prova de Ganho de Peso (PGP) do Grupo Provados a Pasto, realizada na Fazenda Camapuã (Palestina, GO), propriedade de Maria Christina Lemos Guimarães. A avaliação selecionou 115 tourinhos Nelore com 18 meses de idade entre 206 animais avaliados.
Luiz Humberto Consoni Guimarães, parceiro do Grupo Provados a Pasto juntamente com Ana Luiza Consoni Guimarães, Elza Guimarães, Fernando Lemos Guimarães e Humberto de Freitas Tavares, informa que durante os 10 meses de prova, os 115 machos selecionados ganharam em média 493 gramas por dia, encerrando a prova com peso médio final de 329 kg e 27,2 cm de circunferência escrotal (CE).
Desses, 18 foram classificados como Elite com ganho médio de peso diário de 576 gramas e terminaram com peso médio de 364 kg e CE média de 29,2 cm. A média de ganho de peso de todos os 206 tourinhos participantes foi de 453 gramas/dia e o CE de 26,1 cm. A melhor performance foi de um tourinho PO, filho do reprodutor Chadu GR. O animal pertence à Corebrás S/A, de Barra do Garças (MT).
A 17º Prova de Ganho de Peso do Grupo Provados a Pasto seguiu o regulamento das PGP a campo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), adaptado também para levar em consideração circunferência escrotal, adequação funcional (testículos, aprumos, andamento, dorso-lombo, bainha/prepúcio, cascos e temperamento) e atendimento aos padrões raciais.
Os responsáveis pelas avaliações foram os zootecnistas Hélio V. Tavares, consultor do Grupo Provados a Pasto, e Ricardo Abreu, supervisor de corte zebu e coordenador de provas zootécnicas da Lagoa da Serra, responsável pelo julgamento das características de conformação, precocidade, musculatura e umbigo (CPMU), que fazem parte do novo índice de classificação dos animais a partir deste ano. “Nas avaliações finais da 17º PGP realizamos as avaliações lineares de CPMU, seguindo a mesma filosofia do Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros (PAINT) da Lagoa da Serra. Essas características são importantes para identificar os animais mais equilibrados e com atributos econômicos que o mercado deseja”, enfatiza Ricardo Abreu.
Neste momento, 335 machos Nelore estão participando de mais três provas de ganho de peso do Provados a Pasto em Goiás. A 18º PGP do grupo está avaliando 156 animais na Fazenda Jacaré (Paranaiguara). 92 tourinhos Nelore participam da 19º PGP na Fazenda Sucuri, em Itapirapuã. E a Fazenda Fazendinha está avaliando 87 reprodutores na 20º PGP, em Quirinópolis. Em 1º de julho serão iniciadas duas novas provas simultâneas, acrescentando mais 450 tourinhos ao total de animais em avaliação.
Fonte:Assessoria de imprensa do Grupo Provados a Pasto.