Aproveitando a presença de criadores e interessados na ovinocultura, a VPJ Pecuária realizará no dia anterior ao leilão, 13 de agosto, o 1o Encontro da Raça Dorper. O objetivo do encontro é criar oportunidade para todos aqueles que já criaram ovinos Dorper ou outras raças e também para quem tem pretensão de fazer investimentos no setor, pois estará em debate as tendências de mercado e principalmente o potencial da ovinocultura de corte no Brasil e no mundo.
Nos anos 30, na África do Sul, deu-se início a criação da raça ovina Dorper, resultado do cruzamento das raças Dorset Horn e Blackheaded Persian. Foi especialmente desenvolvida para regiões extensivas e áridas deste país, com pele grossa (coberto por pêlo curto), protegendo assim os ovinos das condições climáticas adversas.
Numericamente é a segunda raça de corte mais criada no continente africano, difundindo-se rapidamente em outros países. No Brasil a criação do Dorper foi iniciada em 1998, pelo Governo do Estado da Paraíba, que via na caprino-ovinocultura uma das soluções para o semi-árido paraibano.
Principais Características da Raça Dorper:
– Prospera das regiões áridas às sub-tropicais; bem adaptado em zonas com precipitações médias de 100 a 760 mm de chuvas.
– Excelente conversão alimentar; bons hábitos de pastoreio (não seletivo); dispensa de tosquia; resistência às doenças; baixo custo de manutenção.
– Alto Índice reprodutivo; fertilidade comprovada, garantindo altos índices de prenhez e prolificidade (em média 1,5 borregos por parto); excelente qualidade materna; estação de monta contínua,
– Rápido ganho de peso; desmama com aproximadamente 45Kg; excelente conformação de carcaça e distribuição da gordura, resultando em carne de qualidade superior.
Atenta às tendências nacionais e internacionais, a VPJ Pecuária foi buscar na Austrália e África do Sul o que há de melhor na genética da raça Dorper, num momento em que os produtores brasileiros estão buscando a melhor tecnologia para produção de carne ovina de alta qualidade.
VPJ Pecuária, a maior produtora em genética da raça bovina Red Angus, está instalando na cidade de Jaguariúna-SP o maior Centro de Criação e Genética de Dorper do país.
Mais de 400 embriões já foram implantados e até o final de agosto chegará ao Brasil a primeira importação de fêmeas doadoras de embrião e importantes reprodutores, vindos da Austrália.
“Hoje a raça é sinônimo de economia, pois apresenta uma excelente condição de adaptabilidade e vigor, grandes índices de reprodução, boa habilidade materna, altas taxas de crescimento e excelente qualidade de carcaça. Com certeza é o investimento do futuro para grandes e pequenos empreendedores.” – declara Valdomiro Poliselli Júnior, proprietário da VPJ Pecuária.
Leilão VPJ
No próximo dia 14 de agosto, a VPJ Pecuária estará realizando seu 1o Leilão da Raça Dorper. O evento acontecerá junto ao 4o Leilão VPJ Red Angus, no Complexo Red Eventos, em Jaguariúna/SP. Será uma grande oportunidade para pecuaristas e visitantes conhecerem esta nova raça de ovinos e fazerem bons negócios.
“Neste leilão estaremos colocando a venda animais de altíssima qualidade genética. Em sua maioria, produtos resultantes de TEI (transferência de embrião importado), embriões produzidos na Austrália providos de pais e mães sul-africanos. No total serão colocados a venda 30 animais POI, sendo 20 fêmeas e 10 machos Dorper e White Dorper, além de 2 receptoras já paridas de embrião Dorper fêmea, 2 receptoras prenhez de embrião importado e 4 lotes de embrião congelados.” explica Valdomiro Poliselli Júnior.
Fonte: Assessoria de imprensa VPJ