Novos criadores de gado terão condições especiais no 1º Leilão Água Milagrosa – Safra 2006, apresentando 50 lotes de animais de elite da raça Tabapuã.
O leilão, que será realizado na Fazenda Água Milagrosa, em Tabapuã, dia 23 de abril, a partir das 10 horas, terá cinco lotes de cinco novilhas, na faixa de quinze meses, com oferta de venda especial para eles. A propriedade tem 728 animais já testados em provas de ganho de peso (GDP). A última prova foi encerrada em janeiro passado pelo técnico Emir Queiroz, da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu).
O gerente pecuário da Fazenda Água Milagrosa, zootecnista Paulo Henrique Julião de Camargo, explica que são submetidos à avaliação animais pré-selecionados ao desmame, com variação de idade de no máximo 90 dias, confinados no mesmo manejo e igual regime alimentar durante 180 dias. “Assim, avaliamos a qualidade genética do rebanho com os caracteres relativos ao ganho de peso, o que permite uma seleção dos melhores animais da raça Tabapuã. Só vendemos animais testados”, explica.
Marcado para uma data que integra o fim-de-semana prolongado pelo “Dia de Tiradentes”, o 1º Leilão Água Milagrosa – Safra 2006 vai leiloar, para 700 convidados, 15 tourinhos Tabapuã de 18 a 20 meses, destaques em provas de ganho de peso; 50% das duas melhores vacas da propriedade, para transferência de embrião; 14 novilhas de 18 a 20 meses e 10 bezerras de sete a nove meses, entre outros animais, segundo o empresário Fábio Zucchi Rodas, que comprou a centenária propriedade da família Ortenblad em março do ano passado.
O engenheiro Alberto Ortenblad foi o criador da raça Tabapuã, desenvolvida desde a década de 1940 e detentora de 1.117 troféus. “Nosso maior objetivo é preservar e expandir a raça Tabapuã, obra maior de Alberto Ortenblad. Por isso, entendemos que ela é uma raça aberta para o Brasil, reconhecida por sua qualidade”, afirma Fábio Zucchi Rodas, que está organizando a programação do leilão. A Fazenda Água Milagrosa fica no município de Tabapuã (SP), que tem acesso no quilômetro 394 da Rodovia Washington Luiz (SP-310), já na região de São José do Rio Preto.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Água Milagrosa