Especialistas discutem terceira balança e rastreabilidade obrigatória no Uruguai
8 de março de 2017
Novo sistema de bonificação da produção de carne
8 de março de 2017

2016 é ‘para ser esquecido’, diz representante do agronegócio

FR12 SÃO PAULO - CAMPINAS - SP - 10/11/2016 - ECONOMIA - FÓRUNS ESTADÃO - Fóruns Estadão reúne especialistas para debater a importância do cacau para a cadeia produtiva do agronegócio.Na foto Luiz Carlos Corrêa Carvalho (presidente da Abag). FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

Foto: Felipe Rau/Estadão

O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Corrêa Carvalho, afirmou, em entrevista que o resultado do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) no ano passado – com quedas de 3,6% no geral e de 6,6% na agropecuária – mostra que 2016 “é um ano para ser esquecido”.

No entanto, segundo ele, o cenário para 2017 é de um resultado positivo, já demonstrado no crescimento de 1% no PIB do setor no último trimestre do ano passado. Carvalho atribuiu à seca durante o ano passado o fator principal para a queda do PIB agropecuário, mas salientou que a estimativa de uma safra recorde este ano deve contribuir para o desempenho positivo do setor em 2017.

No entanto, na avaliação do presidente da Abag, a logística para o escoamento da safra ainda continua como “calcanhar de Aquiles” da agropecuária brasileira e pode frear o crescimento no PIB este ano.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.