A partir de amanhã, 1 de junho, os pecuaristas gaúchos se preparam para dar início a segunda etapa da Campanha contra a febre aftosa, informa o veterinário da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, Antônio Carlos Ferreira Neto.
De acordo com Neto, o Estado imunizará a população bovina com até 24 meses, o que representa cerca de 40% do rebanho gaúcho, estimado em mais de 14 milhões de animais.
A Campanha contra a aftosa será dividida em duas fases. Os pecuaristas da região sul deverão vacinar o rebanho durante o mês de junho, enquanto que os produtores das regiões norte e nordeste do Estado, no próximo mês de julho. A região sul é detentora da maioria dos animais mantidos no Rio Grande do Sul, cerca de 80% do rebanho, já as demais regiões mantém apenas 20% da população bovina.
“O produtor que não imunizar o rebanho é multado em 2% sobre o valor da categoria do animal não vacinado”, comunica Neto. As vacinas podem ser encontradas em lojas especializadas e os preços variam de R$ 1,10 a R$ 1,15. Os pecuaristas beneficiados pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF) recebem a vacina gratuitamente.
Na última Campanha contra a aftosa, que aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o Estado imunizou 12.964.678 animais.
Fonte: Juliano Fantazia, da Equipe BeefPoint