A empresa de consultoria Via Verde Consultoria em Sistemas Tropicais realizou no dia 6 de Abril de 2002 seu segundo dia de campo. O evento aconteceu no município de Monte Santo de Minas/MG nas fazendas Catitó e Bocaina. O evento contou com a presença de mais de 100 participantes, da região e que vieram de várias outras localidades com destaque para produtores com fazendas em Mato Grosso, Rondônia, norte de Minas Gerais (à mais de 800 km) e São Paulo.
O objetivo do dia de campo era apresentar trabalhos técnicos nas áreas de bovinocultura de leite / corte e cafeicultura, bem como a forma de inserção das empresas que apoiaram o evento no sistema produtivo e ainda promover a integração e troca de experiências entre as pessoas presentes.
Segundo Carlos Ohara, um dos organizadores, o objetivo foi plenamente cumprido e a demonstração de satisfação foi geral.
Gado de leite
Na parte do gado de leite foi apresentado um sistema intensivo baseado em pastagens com produção anual de 584.000 litros e produtividade de 10.000 litros/ha/ano. Alguns itens abordados: homeopatia, produção de silagem de qualidade, sistema de ordenha, criação de bezerras e novilhas à pasto durante o ano todo, formas de alimentação e suplementação e silagem de grãos úmido.
Vejas as fotos
Cafeicultura
Na cafeicultura foram abordados formas de redução de custo sem comprometimento da produtividade. Foi apresentado a utilização de sistemas de aplicação de herbicidas com menor risco ao meio ambiente, uso de roçadeiras motorizadas para controle de daninhas, plantio de adubo verde no café e pulverizações alternativas (SuperMagro) com atomizadores.
Gado de corte
Na pecuária de corte foi discutido o uso de áreas ociosas à cafeicultura sendo intensificadas para geração de mais lucro para a mesma propriedade. Em 240 ha de terras espera-se matar 1000 bois/ano.
Além disso foram apresentadas técnicas como suplementação à pasto (sal proteinado e semi-confinamento) e utilização de confinamento com estratégia para otimizar a utilização dos pastos da propriedade, uma vez que, durante o período seco, quando há menor disponibilidade de forragem, os animais são confinados. Também foi apresentado a silagem de grão úmido, como alternativa para armazenamento de grãos para confinamento.
Ao final do evento houve um churrasco de confraternização e grande sorteio de brindes.
As seguintes empresas apoiaram o evento: Balde Branco, AgriPoint (MilkPoint e BeefPoint), Cooxupé, Agroceres/Roundup, Syngenta seeds, Refama combustíveis, Sómassey tratores, Matra (madeiras tratadas), DeLaval (Delamax), Stihl, Próvaso.
Fonte: Equipe BeefPoint