Cerca de 60 animais Nelore PO selecionados, de alta qualidade, avaliados nas fazendas próprias e provenientes de convidados especiais. Serão cerca de 30 touros PO e 30 vacas, entre elas doadoras de embriões, que contam a história de quatro décadas de trabalhos de melhoramento genético. Este é o perfil do 3o Leilão Beatriz Zancaner & Filhos (Nelore ZAN), programado para o dia 10 de novembro de 2003, a partir das 20 horas, no Boitel (Araçatuba, SP), com transmissão pelo Canal Rural (Sky e Net).
Será a primeira vez que o leilão anual Zancaner venderá matrizes Nelore ZAN provadas e avaliadas com altos índices de desempenho. Além de touros e fêmeas das fazendas próprias, o remate terá a participação de importantes selecionadores do Nelore de São Paulo, Mato Grosso e Paraná. São eles José Luiz Niemeyer, Nelore Beka, Cadu Novaes, Dario Guarita, Gilson Katayama, Hélio Coelho & filhos, Agropecuária J. Galera, Jamil Buchala Filho, Antonio Primon, Nelore GEN, Márcio Moleiro, Fazenda Paredão, Cornélia Wirth, Alexandre Sansão, Julika Wirth Zarb e Fazenda Guadalupe.
O compromisso de todos é comum: ofertar produtos de altíssima produtividade e qualidade genética. Destaque também para a venda de 50% do reprodutor Mito da Bonsucesso (foto em anexo), com linhagem ZAN fechada, top 3% no PMGRN/USP e com contrato de coleta em central de inseminação.
A marca Nelore ZAN resulta do consistente trabalho de avaliação e seleção iniciado há mais de 40 anos por Arnaldo Zancaner e sua mulher Beatriz no plantel Nelore PO da família. Na continuidade deste trabalho de melhoramento genético, o grupo Beatriz Zancaner & Filhos explora a marca Nelore ZAN, simbolizando a tradição do rigor da seleção e da qualidade.
A Família Zancaner faz parte da história da pecuária brasileira, sendo pioneira em avaliação genética da raça Nelore. Já no início da década de 60, Arnaldo trabalhava em parceria com a USP de Ribeirão Preto e Universidade da Flórida (EUA), pesando mensalmente seus animais PO e enviando os dados para que fossem atribuídos índices aos produtos contemporâneos, fazendo estação de monta e descartando vacas por critérios de fertilidade.
Todo esse trabalho consolidou a formação de um rebanho altamente selecionado e produtivo e marcou o início do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore – PMGRN/USP de Ribeirão Preto, coordenado pelo professor Raysildo Lobo.
O Nelore ZAN conta com reprodutores e melhoradores de alta qualidade, como Manda-Chuva, Jalão, Polonês, Taron, Diamon, Dairut, Gesso, Jalofo e Musgo da Bonsucesso.
Fonte: Assessoria de imprensa do Nelore ZAN