Seleção de vacas e novilhas para sincronização de estro
27 de setembro de 2002
Retrato gerencial
27 de setembro de 2002

3o leilão do CAT venderá 450 touros jovens de 11 raças diferentes

Três dias de vendas dos touros jovens aprovados pelo CAT 2002, o maior projeto de avaliação de tourinhos do País.

450 touros jovens de 11 raças de corte diferentes, provados pelo Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), o maior projeto de avaliação de tourinhos do País, serão colocados à venda no 3o Leilão Nacional de Touros Jovens Avaliados – CAT 2002, programado para os dias 7 a 9 de novembro de 2002, na Chalet Agropecuária (Uberlândia, MG). Participarão do leilão do CAT machos das raças Nelore (padrão e mocho), Angus, Blonde D’Aquitaine, Braford, Brangus, Bravon, Limousin, Pardo-Suíço Corte, Santa Gertrudis, Simbrasil e Simental, todos com idade média 12/15 meses.

“O 3o Leilão do CAT venderá somente animais classificados como Elite e Superior, rigidamente avaliados durante 154 dias na própria Chalet Agropecuária, em Uberlândia. Os touros jovens levados a leilão – selecionados em um universo de 746 machos levados por mais de 130 criadores das mais diversas regiões do País – foram provados em oito avaliações técnicas. São elas: ganho de peso diário, perímetro escrotal, CPM (conformação, precocidade e musculosidade), umbigo, área de olho de lombo, espessura de gordura e, no caso das raças européias, nível de marmoreio”, informa Luiz Eduardo Batalha, proprietário da Chalet Agropecuária e idealizador do CAT. “Trata-se de um excelente negócio para criadores que desejam melhorar a qualidade genética do seu rebanho, utilizando touros jovens comprovadamente melhoradores”, ressalta Batalha.

As avaliações, manejo e acompanhamento dos animais do CAT durante o teste de performance foram coordenados por profissionais e empresas da mais alta qualificação, como: Nutrição – prof. Dante Pazzanese Lanna (Esalq/USP, Piracicaba/SP); Ultrassonografia – prof. José Bento S. Ferraz (FZEA/USP, Pirassununga/SP); DEPs – geneticista Luiz Alberto Fries, consultor da Lagoa da Serra; Saúde Animal – Tecfarm, Uberlândia/MG; Mensurações – Lagoa da Serra, Sertãozinho/SP; e Alimentação e Manejo – Chalet Agropecuária, Uberlândia/MG.

Sobre o CAT

O Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), implantado na unidade da Chalet Agropecuária, em Uberlândia/MG, é resultado de parceria da Chalet, Lagoa da Serra, Allflex e Tortuga. O CAT propõe-se a identificar os melhores animais de cada raça em termos de desempenho, por meio do processo de pré-seleção com base em informações individuais coletadas durante os 154 dias do teste de performance. Após a conclusão do teste e a escolha dos melhores touros jovens de cada raça, os melhores (classificados como Elite e Superior) participam de um grande leilão nos dias 7 a 9 de novembro. Além disso, a Lagoa da Serra, empresa líder no mercado de inseminação artificial de bovinos, compromete-se a contratar pelo menos um touro jovem de cada raça para ser doador de sêmen na central.

Informações adicionais sobre o 3o Leilão Nacional de Touros Jovens Avaliados – CAT 2002 podem ser obtidas através do formulário abaixo.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Comments are closed.