Será lançado no mês de agosto deste ano, a 12ª edição do Sumário de Avaliação Genética de Touros e Matrizes do PMGRN – Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (Nelore Brasil 2006). O documento é elaborado pela ANCP – Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores e Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, em parceria com a ACNB – Associação de Criadores de Nelore do Brasil.
A edição traz uma ampla rede de estudo e tecnologia e fornece dados estatísticos e qualitativos de uso corrente na propriedade, visando a evolução contínua da raça, além do benefício direto obtido pelo criador com o uso de ferramentas de melhoramento genético, como a venda mais valorizada de matrizes e reprodutores.
As páginas do Sumário 2006, trazem 874.624 animais catalogados, 12,9% a mais que em 2005, de 375 fazendas participantes. O número de pesagens atingiu 2.919.900 e as aferições de perímetro escrotal somaram 480.414 – 20,2% mais que no ano passado. Integra o Sumário, o 3º Catálogo de Touros da Reprodução Programada (RP), que contém Avaliação Genética de cada Touro, bem como os Méritos Genéticos Totais (MGTs) dos pais e avós.
O Sumário 2006 traz as seguintes novidades de destaque:
Consolidação do Programa ANCP de Precocidade Sexual, estimando a D3P (DEP para Probabilidade de Prenhez Precoce). Nova característica para os criadores incluírem em seu critério de seleção e aumentarem suas receitas, com a diminuição da idade do primeiro acasalamento e parto de suas matrizes;
Lançamento do Sistema de Avaliação Morfológica – SAM, visando a busca de animais equilibrados com o ambiente de produção. É uma ferramenta para selecionar animais não só pela balança e sim pela composição corporal
Inovação na 13ª Bateria de Touros Jovens da Reprodução Programada. A partir deste ano, dentre os animais indicados pelas Centrais de Inseminação Artificial, é obrigatório que todos os touros sejam provenientes de algum programa de melhoramento genético vigente no país. É uma forma de aumentar a variabilidade genética entre o PMGRN – Nelore Brasil e os outros oito programas de melhoramento genético para a raça Nelore, aumentando o potencial de nossos associados em melhorar o ganho de peso, precocidade sexual, fertilidade, habilidade materna e qualidade de carcaça de seus rebanhos.
Fonte: ACNB