Chalet Agropecuária adquire touro de melhor índice genético no 1o Leilão Top Consolidado Jacarezinho
30 de setembro de 2002
Senar e Sebrae capacitarão pequenos produtores
2 de outubro de 2002

8o Leilão Provados a Pasto

135 touros Nelore aprovados na característica de maior retorno econômico da pecuária moderna: a reprodução

A fertilidade é o primeiro critério avaliado pelo pecuarista antes de adquirir um touro para o seu rebanho. Mas como saber se o animal está em boas condições para a reprodução? A resposta está na realização de exame andrológico em animais jovens, técnica que permite assegurar, com praticamente 100% de confiabilidade, se o touro pode ser utilizado para acasalamento e, assim, transmitir às progênies características de fertilidade e precocidade sexual.

O grupo Provados a Pasto, maior programa de seleção de touros jovens da raça Nelore em provas de ganho de peso a pasto do País, acaba de mandar para exame andrológico 143 touros, dos quais 133 foram aprovados na primeira avaliação e 10 serão encaminhados ao segundo teste para que sejam colocados à venda em leilão, dia 13 de outubro, em Barra do Garças (MT).

Os resultados colhidos foram excepcionais. “Nada menos do que 93% dos touros, com idade entre 20 e 24 meses, foram aprovados no exame inicial, o que é um feito impressionante. É a primeira vez que registramos tal desempenho, especialmente de circunferência escrotal, cuja média dos animais é de 32 cm, muito acima da média nacional aos 24 meses, que é de 28 cm”, explica a médica veterinária Cíntia Maria Gonçalves, da Precoce Assistência Pecuária, de Água Boa (MT), responsável pelos exames andrológicos do Provados a Pasto.

Cíntia explica que o exame andrológico é complexo e avalia com segurança a capacidade reprodutiva dos touros, descartando os animais insatisfatórios para reprodução. Em um primeiro estágio são identificados problemas sanitários e de locomoção, escore corporal e características raciais e de temperamento. Em seguida, no exame clínico especial, são analisadas funções ligadas à cobertura e reprodução, como prepúcio, pênis e testículos. Por fim, o sêmen do touro é coletado e uma amostra é avaliada a campo, para mensurar a motilidade e vigor dos espermatozóides; outra amostra é analisada em laboratório. Os animais aprovados são aqueles que apresentam até 30% de espermatozóides patológicos.

Cíntia Gonçalves ressalta que o baixo número de patologias espermáticas encontradas nos exames andrológicos dos animais Nelore selecionados pelo grupo Provados a Pasto é uma demonstração prática dos benefícios de se criar bovinos a pasto.

Leilão em 13 de outubro

Todos os 135 touros aprovados nos exames andrológicos realizados pela equipe da Dra. Cíntia Gonçalves, da Precoce Assistência Pecuária, serão colocados à venda no 8o Leilão do Provados a Pasto, que será realizado em Barra do Garças (MT), em 13 de outubro de 2002, a partir das 12 horas. “Os touros colocados à venda são avaliados 100% a campo em provas de ganho de peso com duração de dez meses, são jovens (idade média de 24 meses), férteis e produtivos. São animais ideais para os pecuaristas que desejam intensificar seus programas comerciais, utilizando machos que agregam produtividade e genética de alta qualidade”, ressalta Luis Humberto Consoni Guimarães, parceiro do Provados a Pasto.

O grupo Provados a Pasto foi criado em 1997 exatamente para selecionar touros jovens da raça Nelore provados em condições de campo. “A pecuária moderna exige profissionalismo e a escolha dos touros para as estações de monta deve merecer extrema atenção dos criadores, pois pode representar o avanço ou o retrocesso do projeto. Nós, do Provados a Pasto, há muito tempo usamos somente touros efetivamente provados pelos mais importantes sumários da raça Nelore. Nossas vacas já estão na terceira geração produzida com base nesta filosofia. Por isso, asseguramos que os pecuaristas que usam essa genética adquirem animais que realmente serão produtivos nas condições dos Cerrados. O retorno econômico nesse caso é garantido”, explica Fernando Lemos Guimarães, parceira do Provados a Pasto.

Informações adicionais sobre o 8o Leilão de Touros Nelore do Provados a Pasto podem ser obtidas através do formulário abaixo

Fonte:Texto Assessoria de Comunicações

Os comentários estão encerrados.