Mercado físico da vaca gorda – 12-03-2012
13 de março de 2012
UE espera retomar exportação de carne bovina para EUA
13 de março de 2012

Argentina: trabalhadores protestam contra demissões em frigoríficos

Um bloqueio dos trabalhadores de frigoríficos da Argentina, por tempo indeterminado, impede o acesso ao principal mercado de bovinos do país. Dos 51 caminhões que se encontram à espera para entrar no Mercado de Liniers, localizado no bairro de Mataderos, em Buenos Aires, somente um entrou na manhã desta segunda-feira. Cada caminhão está carregado com 34 bois gordos.

Um bloqueio dos trabalhadores de frigoríficos da Argentina, por tempo indeterminado, impede o acesso ao principal mercado de bovinos do país. Dos 51 caminhões que se encontram à espera para entrar no Mercado de Liniers, localizado no bairro de Mataderos, em Buenos Aires, somente um entrou na manhã desta segunda-feira. Cada caminhão está carregado com 34 bois gordos. Organizado pela Federação de Pessoal da Indústria da Carne e Derivados, o bloqueio começou no domingo (11) em protesto contra as demissões em massa de trabalhadores dos frigoríficos.

O secretário geral da federação, Alberto Fantini, afirmou que 8 mil funcionários foram demitidos nos últimos dois anos, em consequência do fechamento de 10 frigoríficos, entre eles cinco da Swift Argentina, controlada pelo grupo brasileiro JBS Friboi. O último foi a unidade de Venado Tuerto, onde trabalhavam 750 pessoas.

A crise da indústria começou com as restrições às exportações em 2006 e se aprofundou com a seca de 2008/09. Com menor oferta de boi gordo, os preços ao consumidor dispararam e o governo decidiu apertar ainda mais o controle sobre as cotações e as exportações. Desde 2006, o rebanho bovino argentino diminuiu cerca de 11 milhões de cabeças.

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.