Coreia: maior produção está impactando a importação de carne australiana
18 de abril de 2012
Principais Indicadores do mercado do boi – 18-04-2012
18 de abril de 2012

ABCZ: Brasil poderá dobrar produção de carne em 20 anos

Para atender o crescimento da demanda por carne bovina no mundo, o Brasil deverá aumentar sua produção atual de cerca de 9 milhões de toneladas/ano. Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Eduardo Biagi, o País conseguirá dobrar sua produção em 20 anos.

Para atender o crescimento da demanda por carne bovina no mundo, o Brasil deverá aumentar sua produção atual de cerca de 9 milhões de toneladas/ano. Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Eduardo Biagi, o País conseguirá dobrar sua produção em 20 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), até 2050 o mundo consumirá 36 milhões de toneladas a mais da proteína por ano.

“Esse movimento ocorrerá sem aumentarmos significativamente a área de pastagem atual e ainda liberando área para outras culturas. O que temos que fazer é verticalizar nossa produção, com a utilização de tecnologias, como o melhoramento genético e a recuperação das pastagens degradadas”, afirmou o executivo, nesta terça-feira, em almoço de lançamento da 78ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas – ExpoZebu.

“Em 1970, o animal mais pesado produzido no País era provavelmente a metade de um boi de hoje. 70% dessa evolução é graças ao melhoramento genético”, explicou o executivo. Hoje, de 80% a 90% do rebanho nacional são de animais Zebu (puro ou cruzado), impulsionado, historicamente, pela importação de 6 mil animais da Índia. Entretanto, de acordo com o superintendente da ABCZ, João Gilberto Bento, das três milhões de propriedades pecuárias rurais brasileiras, apenas 600 mil ou 20% utilizam touros com melhoramento genético para aumentar seu rebanho.

A 78ª ExpoZebu, a ser realizada entre os dias 28 de abril e 10 de maio com o tema “Zebu: o futuro em boas mãos”, no parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), marcará o lançamento de um documento produzido pela ABCZ sobre a realidade da pecuária no Brasil, com destaque para o aprimoramento genético. O documento será entregue na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Liodeir Rodrigues Carvalho disse:

    Vejo a profissionalização (administrativa-operacional) da pecuária em movimento positivo. Isso aumentará os ganhos que a genética zebuína vem construindo e distribuindo. O pecuarista se sensibilizando com a evolução qua a genética proporciona ao rebanho. Juntamente com a evolução genética a pastagem está começando a receber a atenção devida. Vamos conseguir atender a demanda com sustentabilidade (econômica-social-ambiental).