A escolha da variedade de cana-de-açúcar tem importância fundamental, como em todas as culturas. Porém, por ser uma planta semi-perene, que pode ser mantida em média por cinco anos sem ser renovada, a correta decisão na escolha do material a ser plantado torna-se essencial. Assim, o acerto na escolha da variedade constitui-se no primeiro passo para o sucesso não só do canavial, mas de todo um sistema de produção de ruminantes.
Uma das principais justificativas para a utilização da cana-de-açúcar é o baixo custo, porém, este só vai ser obtido com variedades de alta produtividade. Conhecer a qualidade nutricional também é muito importante pois não adianta ter uma variedade de alta produção se esta também não tiver uma boa digestibilidade.
Outra grande questão pouco explorada pelos pecuaristas é a escolha de variedades em função da época de maturação. Existem variedades precoces, médias e tardias, mas, um bom planejamento forrageiro baseado na utilização de cana-de-açúcar não deve ser fundamentado em uma única variedade, e sim em variedades com distintos pontos de maturação.
Participando do curso online Cana-de-açúcar para alimentação animal: produção, balanceamento de rações e desempenho, o aluno conhecerá a composição nutricional da cana-de-açúcar, definindo sua melhor utilização em dietas para alto desempenho; aprenderá a calcular o custo-benefício da utilização de aditivos para silagem ou cana in natura, atentando-se ao retorno econômico do uso dessa tecnologia e como balancear dietas para bovinos de leite, carne, ovinos e caprinos, atento ao consumo, comportamento ingestivo e produtividade.
Esta nova edição do curso apresentará vídeo-aulas com qualidade superior e material 100% renovado. O início será dia 07/05 e as iscrições já estão abertas. Clique aqui para fazer sua inscrição e conheça as novidades!