Câmara confirma votação do Código Florestal em 24/abr
19 de abril de 2012
CNA: PGA garantirá confiabilidade ao comércio de carne
19 de abril de 2012

Projeto que proíbe governo de barrar liberação de recursos para sanidade animal avança no Senado

Assim como Antonio Russo, Moka argumenta que o contingenciamento coloca em risco o trabalho de fiscalização sanitária da produção agrícola e pecuária do país – fiscalização que visa evitar, por exemplo, focos de febre aftosa que podem prejudicar as exportações de carne bovina.

O projeto de lei que proíbe o governo federal de não liberar recursos orçamentários destinados à sanidade animal e vegetal avançou mais uma etapa no Senado. O texto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (18) e agora irá a exame na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Esse projeto (PLS 591/11) foi apresentado no ano passado pelo senador Antônio Russo (PR). O relator da matéria foi o senador Waldemir Moka (PMDB). Ao defender a proposta, Moka afirmou que, quando o governo federal contingencia essa parte do orçamento, são os estados que ficam sem recursos para fazer os devidos investimentos.

Assim como Antonio Russo, Moka argumenta que o contingenciamento coloca em risco o trabalho de fiscalização sanitária da produção agrícola e pecuária do país – fiscalização que visa evitar, por exemplo, focos de febre aftosa que podem prejudicar as exportações de carne bovina. Quando apresentou o projeto, Antonio Russo lembrou que, em 2005, um foco de febre aftosa foi identificado pelo Ministério da Agricultura no município de Eldorado, em Mato Grosso do Sul.

Na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o projeto será examinado em caráter terminativo (ou seja, se for aprovado, poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados caso não haja recurso para que seja votado no Plenário do Senado).

Fonte: Agência Senado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.