Uruguai volta a exportar gado para Turquia
22 de junho de 2012
Mercado físico da vaca gorda – 22-06-2012
25 de junho de 2012

Austrália: “como preparar um steak Wagyu perfeito?”, por AACo

Nessa semana, a AACo decidiu falar de algo um pouco diferente em seu “Beef Update” e compartilhar as Regras de Ouro da AACo no preparo e cozimento do steak Wagyu perfeito. Além das Regras de Ouro, há links para dois vídeos. O primeiro vídeo (abaixo) demonstra os produtos e a cadeia de fornecimento da AACo.

Uma das questões mais comuns feita à clientes e pessoas em todo o mundo é “qual a melhor forma de preparar um steak?”, disse a Australian Agricultural Co. (AACo), em seu último informativo.

Nessa semana, a AACo decidiu falar de algo um pouco diferente em seu “Beef Update” e compartilhar as Regras de Ouro da AACo no preparo e cozimento do steak Wagyu perfeito. Além das Regras de Ouro, há links para dois vídeos. O primeiro vídeo (abaixo) demonstra os produtos e a cadeia de fornecimento da AACo.

O segundo vídeo, colocado independentemente no YouTube, demonstra como um consumidor nos Estados Unidos gosta de cozinhar o steak Wagyu AAco.

 Passo 1: 230 g é um tamanho ideal para o steak Wagyu. Os steaks Wagyu (AA5+) como o contrafilé, contêm de 15% a 25% de gordura de marmoreio. Quando cozidos, esses fornecem uma experiência maravilhosamente rica.

Passo 2: Tempere os steaks Wagyu antes de cozinhar. Adicione pitadas generosas de sal na frigideira quente antes de adicionar o steak Wagyu. Então, borrife sal no restante da superfície do steak exposta. A fritura do sal combinada com a gordura de marmoreio produz uma crosta caramelizada maravilhosa que deve aparecer em todos os steaks Wagyu cozidos perfeitamente.

Passo 3: Toste e evite queimar os steaks Wagyu. Escolha uma panela antiaderente de cerâmica, coberta com titânio, com uma frigideira. A frigideira ajuda a manter o steak acima da gordura de marmoreio derretida nos estágios finais do cozimento e adiciona as linhas da grelha para decoração. Isso também evita “ferver” o Wagyu. Quando preparado ao ar livre, a melhor alternativa é usar um prato de aço inoxidável para churrasco.

Passo 4: A gordura de marmoreio é o único óleo que deve ser usado. O steak Wagyu tem sua própria cobertura de marmoreio. Adicionar manteiga ou óleo à panela introduz sabores que podem mascarar ou conflitar com o delicado sabor do steak Wagyu.

Passo 5: Cozinhe o steak até um ponto médio. Evite cozinhar muito pouco. O calor deve penetrar em todas as camadas de marmoreio do steak Wagyu para que esse alcance seu ponto ótimo de sabor. É melhor ter uma panela aquecida em fogo alto antes de adicionar o steak. Toste os dois lados por dois minutos cada e, então, reduza o foco para médio-baixo. Permita que o steak termine de cozinhar a essa temperatura reduzida por aproximadamente três a cinco minutos, virando ocasionalmente,

Passo 6: Sirva os steaks Wagyu em pratos pré-aquecidos. O steak Wagyu perfeito deve ser servido imediatamente após sair da panela em um prato pré-aquecido. Manter o strak quente garante que o sabor da gordura de marmoreio permanecerá em seu ponto máximo.

Fonte: AACo, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.