OMC: Argentina disputa com EUA e Japão sobre normas de comercialização de carne
22 de agosto de 2012
Wesley Batista (JBS): receita crescerá 15% em 2012, alcançando R$72 bilhões
22 de agosto de 2012

Custo de produção da indústria de carnes pode subir mais de 100% no Brasil, dizem analistas

A redução na oferta de milho e soja no mundo afetará o mercado para a produção de rações, e o custo de produção da indústria de carnes poderá subir mais de 100% no Brasil.

Os elevados preços do milho deverão provocar uma redução na produção de frangos no Brasil, provocando aumento no preço da carne para o consumidor, disse nesta segunda-feira (20) a consultoria Clarivi, especializada em mercados agrícolas. A redução na oferta de milho e soja no mundo afetará o mercado para a produção de rações, e o custo de produção da indústria de carnes poderá subir mais de 100% no Brasil.

As dificuldades financeiras enfretadas pelo setor no Brasil são sentidas também em outros países do mundo, como a Alemanha, onde produtores defendem uma alta nos preços das carnes. “A preocupação é de que a alta no preço das carnes leve os consumidores a buscarem alternativas, como os peixes, o que derrubaria as vendas, agravando ainda mais a crise”, acrescentou a Clarivi, sem especificar uma estimativa para o aumento no preço da carne. A alta no milho, o principal para a ração de frangos, está levando a indústria a cortar a produção em 10%, segundo a União Brasileira de Avicultura.

Na semana passada, as duas maiores produtoras de carnes de frango e suína do país, a Brasil Foods e a Marfrig, não falaram em corte de produção, mas disseram que reajustarão os preços de seus produtos para compensar o aumento de custos. A BRF falou em aumento de até 10%. O preço do milho, de acordo com o indicador Esalq/BM&FBovespa (base em Campinas) que serve como referencial para o mercado, acumula alta de quase 40% desde meados de junho, impulsionado pela alta nas bolsas internacionais, após a pior seca em mais de 50 anos reduzir a projeção de colheita no cinturão de grãos dos Estados Unidos.

Fonte: Reuters, resumida e adaptad apela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.