Em resumo, o Paraguai deve voltar a exportar carne no início de 2013, previsão que já era feita por várias instituições paraguaias e diferentemente do que era publicado e divulgado pelo orgão oficial do governo paraguaio, que sempre previa reabrir este mercado no segundo ou terceiro trimestre de 2012.
O Serviço Pecuário Oficial do Paraguai (SENACSA) publicou nota resumindo como foi a visita dos técnicos do Serviço Agrícola e Ganadero do Chile(SAG). Os auditores visitaram Frigoríficos e Estabelecimentos e aprovaram tanto os estabelecimentos como o trabalho que vem sendo realizado para controle sanitário.
Dentro de 30 dias devem publicar o relatório oficial e após isso então libera novamente a importação de carne do país visitado, com a condição de que haja exame sorológico negativo para febre aftosa de todas as propriedades que fornecem animais para exportação.
Em resumo, o Paraguai deve voltar a exportar carne no início de 2013, previsão que já era feita por várias instituições paraguaias e diferentemente do que era publicado e divulgado pelo orgão oficial do governo paraguaio, que sempre previa reabrir este mercado no segundo ou terceiro trimestre de 2012. A parte ruim destas previsões otimistas é que ocorreu o aquecimento especulativo dos preços de animais de reposição enquanto o animal gordo condinuou desvalorizado, penalizando assim o produtor final da pecuaria.
Fonte: Elizeu Marcondes do Vale, Zootecnista e consultor no Paraguai. Informações confirmadas também por Marcos Medina da Associação Rural do Paraguai (ARP).