CNA prevê crescimento do VBP no ano e calcula PIB negativo no acumulado 2012
20 de novembro de 2012
EUA: há otimismo para o setor agro em 2013, principalmente por fornecedores de insumos
20 de novembro de 2012

EUA promove carne bovina no varejo de Dubai e aproveita crescimento de consumo

As vendas de alimentos nos EAU totalizaram US$ 7,73 bilhões em 2011 e deverão aumentar 36% - para mais de US$ 10,5 bilhões em 2015. Muitos fatores contribuem para esta expansão, incluindo o forte crescimento econômico, crescente aceitação de conceitos modernos de varejo e maior consumo das famílias nativas e da população estrangeira.

A Federação de Exportações de Carnes dos Estados Unidos (USMEF), com suporte do Conselho de Carne Bovina de Oklahoma e do Texas, promoveram a carne bovina americana resfriada em Dubai – um dos mercados varejistas de mais rápido crescimento do mundo. Com mais de 2 milhões de pessoas, Dubai é o centro econômico dos Emirados Árabes Unidos (EAU), com rande potencial como destino para a carne americana.

As vendas de alimentos nos EAU totalizaram US$ 7,73 bilhões em 2011 e deverão aumentar 36% – para mais de US$ 10,5 bilhões em 2015. Muitos fatores contribuem para esta expansão, incluindo o forte crescimento econômico, crescente aceitação de conceitos modernos de varejo e maior consumo das famílias nativas e da população estrangeira.

Os Conselhos de Carne Bovina promoveram demonstrações de preparo e degustação neste ano, demonstrando características da carne bovina resfriada dos Estados Unidos em 16 importantes redes varejistas dos EAU. A resposta dos consumidores foi positiva, além dessas sessões promocionais proporcionarem um trabalho maior.

A USMEF convidou os importadores dos EAU a participarem das demonstrações diariamente, de forma que pudessem ver o potencial dos cortes da carne bovina americana. Os importadores também discutiram tendências de vendas e estratégias de marketing para a carne americana com representantes das três cadeias de varejo participantes – Lulu Hypermarkets, Choithram Supermarkets e Al Maya Supermarkets.

“Esses varejistas formam uma amostragem representativa do setor de supermercados dos EAU”, disse o vice-presidente sênior para marketing global e comunicações da USMEF, Dan Halstrom. “Com 70 lojas na Região do Golfo, a rede Lulu é um verdadeiro líder no conceito de hipermercado – colocando virtualmente tudo o que uma família precisa sob o mesmo teto. A Choithram tem 33 lojas, mas é muito mais uma cadeia local especializada em alimentos sofisticados. A Al Maya fornece uma média – é um supermercado com múltiplas propostas, mas em escala menor que as cadeias de hipermercados”.

As sessões de degustação forneceram um impulso às vendas nas lojas participantes. Durante o período promocional, as vendas de carne nas 16 lojas participantes (13 em Dubai e três na capital dos EAU, Abu Dhabi) aumentaram de 270% para 302%, comparado com os níveis pré-campanha. Os resultados da semana depois das demonstrações ainda foram crescentes – 166%, para 200% acima das vendas anteriores.

Até agosto, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos aos EAU aumentaram 34% em valor com relação ao ano anterior, para US$ 33,4 milhões. Com quatro meses de resultados ainda por serem divulgados, o valor exportado já se aproxima do recorde de US$ 38,8 milhões de 2011. Embora esses resultados incluam um pequeno volume de miúdos, mais de 95% do valor da carne bovina exportada aos EAU são derivados dos cortes de músculos.

A reportagem é do Oklahomafarmreport.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.