Foi lançado ontem o Programa de Promoção da Carne Bovina Brasileira no Exterior, pelo qual será adotado a marca “Brazilian Beef”, a fim de promover o produto brasileiro na Europa, usando como argumento principal a qualidade sanitária da carne bovina do País, oriunda de rebanhos criados a pasto. Inicialmente, foram investidos R$ 5 milhões nesse projeto, que pretende ampliar as exportações de carne bovina de US$ 1 bilhão – projetado para este ano – para US$ 1,2 bilhão em 2002.
Na primeira fase do projeto será criado o selo que servirá de referência para as carnes exportadas, que deverá estar presente em todos os lotes. Além disso, serão convidados 100 formadores de opinião – veterinários especializados em carnes bovinas e jornalistas – que serão divididos em grupos de 20 pessoas, para visitar fazendas, abatedouros e frigoríficos, para que conheçam o sistema de produção brasileiro. O Ministério da Agricultura prepara também um filme promocional a ser veiculado na televisão européia, para atingir diretamente os consumidores com os conceitos sobre a qualidade da carne brasileira.
fonte: Gazeta Mercantil (por Ayr Aliski), adaptado por Equipe BeefPoint