Foi lançado no sábado (04), em Miranda (MS), o vitelo pantaneiro – carne macia e de pouca gordura, proveniente de bezerros de até 12 meses – que chega para disputar mercado com o novilho precoce de Goiás, o boi verde de Uberlândia (MG) e com os cortes especiais desenvolvidos em outras regiões brasileiras.
Os produtores do Centro-Oeste do País esperam mudar o perfil da região, tradicionalmente produtora de bezerros que, depois de desmamados, são levados para outros estados para engorda, através do lançamento do vitelo pantaneiro – projeto piloto desenvolvido nos últimos três anos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Parque do Pantanal (IPP).
A tecnologia, desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte e o IPP, permitiu obter um animal jovem, pesando entre 180 e 200 quilos e com mais de 55% de carcaça, o que é considerado um excelente padrão de aproveitamento. Quinze propriedades estão envolvidas no projeto do vitelo pantaneiro. Ele foi apresentado no sábado, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, em festa preparada pela Fazenda Caiman. Estiveram presentes também o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, e o governador do Mato Grosso do Sul, José Orsírio dos Santos, o Zeca do PT. A estimativa é de que a produção do vitelo pantaneiro possa atingir 13 mil toneladas/ano.
fonte: Folha do Estado (por Jane Miklasevicius), adaptado por Equipe BeefPoint