MAPA: projeto de manejo pré-abate e abate humanitário está em consulta pública
21 de março de 2013
Panorama semanal: bezerro à vista está 8% mais valorizada com relação ao mesmo período do ano passado
21 de março de 2013

Austrália: Indonésia está de olho na produção pecuária no país

O governo da Indonésia sinalizou seu interesse em ter sua própria empresa de criação de gado na Austrália para melhorar sua oferta de carne bovina. O ministro de Empresas Estatais da Indonésia, Dahlan Iskan, disse que o governo está considerando uma medida buscando ajudar a suprir a meta do país de fornecer 90% de seus requerimentos de carne bovina a partir da produção da Indonésia até 2014.

O governo da Indonésia sinalizou seu interesse em ter sua própria empresa de criação de gado na Austrália para melhorar sua oferta de carne bovina. O ministro de Empresas Estatais da Indonésia, Dahlan Iskan, disse que o governo está considerando uma medida buscando ajudar a suprir a meta do país de fornecer 90% de seus requerimentos de carne bovina a partir da produção da Indonésia até 2014.

O ministro disse que menores custos de produção estão por trás do plano, dizendo que custa somente Rp$ 3 milhões (US$ 308) produzir um bezerro na Austrália, um terço do custo de produção na Indonésia. Porém, de acordo com Dahlan, a engorda é melhor na Indonésia. O aumento dos pesos dos gados na Indonésia é barato e rápido.

A Indonésia cortou suas cotas de importação de gado e carne bovina em 50% e 70%, respectivamente, nos dois últimos anos, à medida que visa aumentar a produção doméstica de carne bovina. Entretanto, essa política tem sido muito criticada dentro da Indonésia por criar uma escassez que forçou os preços da carne a níveis inacessíveis aos consumidores e por trabalhar contra as aspirações de autossuficiência, encorajando mais produtores a vender fêmeas de cria para o abate para aproveitar os preços lucrativos criados pela escassez.

O governo tem se recusado a reverter essa política, apesar dos protestos públicos dos varejistas de carne, da grande quantidade de críticas na mídia e das recentes prisões de políticos acusados de aceitar subornos em troca de manipular as cotas de importação de carne.

A política de importação da Indonésia causou problemas financeiros significantes para a indústria de exportação de gado do norte da Austrália que é fortemente voltada a abastecer o mercado. Exportadores e produtores trabalharam para desenvolver mercados alternativos para reduzir a dependência da indústria na Indonésia diante dos drásticos cortes nas importações. O Ministério está planejando delegar o trabalho de administrar a operação de produção de gado australiano a firmas estatais existentes.

Durante a visita à região de Darwin em junho do ano passado, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudoyhono, reiterou o compromisso do país com a autossuficiência e pediu aos membros do agronegócio australiano para ajudar a Indonésia a expandir sua indústria pecuária, investindo em operações de cria, confinamento e operações de processamento. Não foram anunciados investimentos importantes desde a visita do presidente à Austrália há oito meses.

A reportagem é do Beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.