No dia 5 de abril, será realizado o Beef Summit Sul, em Porto Alegre – RS. O evento será organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O Beef Summit Sul vai reunir nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A expectativa é de um público de 400 pessoas, entre produtores e investidores, tornando o Beef Summit uma excelente oportunidade de gerar novos negócios.
No dia do evento, o BeefPoint irá homenagear as pessoas que fazem a diferença na pecuária de corte no Sul do Brasil através de um prêmio. Há vários finalistas, em 19 categorias diferentes.
Os nomes foram indicados pelo público; em uma primeira etapa, através de um formulário divulgado pelo BeefPoint. Na segunda etapa, o público irá escolher através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor os indicados, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.
Confira abaixo, a entrevista com Lucas Lieberknecht, finalista na categoria Produtor nova geração (até 40 anos).
Lucas Lieberknecht tem 30 anos e é natural de Panambi-RS, é Eng° Agronômo e Produtor Rural. Com apoio de sua família, iniciou a atividade pecuária na propriedade familiar essencialmente agrícola. Com o aumento da produção, buscou parcerias tanto na área de produção quanto na comercialização.
BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do sul do Brasil hoje?
O maior desafio é aumentar a eficiência produtiva. Temos visto no Sul uma redução das áreas de pecuária pelo crescimento da silvicultura e agricultura, movimento que parece ser irreversível. Somente com um aumento da eficiência produtiva conseguiremos permanecer na atividade de forma competitiva.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro no sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?
Conheço produtores que estão saindo da agricultura para intensificar a pecuária. Outros que buscam melhorar as condições do seu ambiente de produção e têm muito sucesso. Então, são vários os exemplos de pessoas que buscam um futuro melhor para nossa atividade. Admiro quem busca viabilidade para o setor, visto que tem um alto potencial mas que nem sempre é aproveitado. Tomar decisões avaliando a atividade como um negócio muitas vezes gera um conflito “emocional” entre o tradicional e o necessário.
BeefPoint: Como podemos vender a carne do sul do Brasil de forma diferente e especial, em outras regiões do Brasil e no exterior?
Lembro-me de uma frase dita pelo amigo Roberto Barcellos, dita há muito tempo em visita ao RS: “Isso aqui é orgânico por natureza!”. Temos o privilégio de interagir a nossa produção de forma sustentável com um dos Biomas mais ricos que existem, o Pampa. A Origem Comprovada me parece ser um bom caminho como estratégia comercial. Desde que se observem os critérios de qualidade, previsibilidade e padronização que o mercado procura.
BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?
Considero os programas de fomento e bonificação que valorizam a produção pela qualidade um grande avanço nos últimos anos.
Como inovação, penso que se faz necessária uma reflexão sobre a maneira de associar as variáveis de produção e comercialização, com foco na plena satisfação das partes envolvidas, e não o simples repasse financeiro. A confiança é um critério que deve fazer parte das relações comerciais. É isso que buscamos.
BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no sul do Brasil?
Uma das lições que aprendi dos Workshops do BeefPoint em 2012: “Medir. Não se altera o que não se mede.” É uma ótima premissa. Buscar assessoria de profissionais especializados também é importante.
BeefPoint: O que você implementou de diferente na sua atividade em 2012?
A suplementação estratégica de animais superiores em pastagem tem uma boa relação custo/benefício. Também aumentamos a exigência de qualidade na aquisição dos animais.
BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?
A plena satisfação das partes envolvidas em nossas relações comerciais foi o maior resultado de 2012. Os critérios Seriedade e Confiança foram sempre presentes.
BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E porque?
Através da Beef&Veal Consultoria, de Botucatu/SP, buscamos sempre os melhores e mais confiáveis canais de distribuição da produção, seja na forma de animais, carcaça ou carne. O mercado se mostra diferente a cada momento, e ter flexibilidade é importante.
BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?
Nossa produção rural tem origem na agricultura, e não é grande. Buscamos na pecuária uma alternativa segura à nossa atividade inicial. É uma atividade onde as tecnologias de aumento de eficiência geralmente são simples e pouco onerosas. Uma pecuária bem administrada tem uma boa rentabilidade sobre o capital investido, com baixo custo fixo e baixo risco. Vale a pena melhorar, buscar eficiência. Nem sempre mudar de atividade, seja produzindo ou arrendando, garantirá a plena propriedade do seu patrimônio. Principalmente se mudarem para aquelas com alto risco e de alto custo fixo.
BeefPoint: Qual sua mensagem para a industria frigorífica e varejo?
Respeito muito os dois setores. Ambos têm suas dificuldades e são de grande importância, pois estão muito próximos do consumidor final. Se cada vez mais se fizerem presentes a transparência e a confiança, mais justas serão as relações comerciais, e a plena satisfação passará a ser uma realidade.
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