Governo do RS pede retorno das Forças Armadas à região da fronteira
17 de setembro de 2001
EUA vetam carne do Japão
19 de setembro de 2001

Chile lança campanha para exportar carne bovina

Os produtores de carne bovina do Chile estão confiantes de que suas exportações se multiplicarão por 20 até o ano de 2006, com expectativas de retornos, até esta data, de cerca de US$ 40 milhões. “O Chile espera alcançar estes resultados aproveitando as vantagens comparativas que possui, justamente por apresentar um rebanho completamente livre de febre aftosa”, disse Arturo Barrera, vice-secretário da Agricultura do país.

Segundo Barrera, este é o momento ideal para desenvolver a indústria da carne bovina, “já que a maioria dos produtores de bovinos do mundo está afetada pela febre aftosa ou pela encefalopatia espongiforme bovina ou doença da vaca louca.”

Para alcançar este objetivo, os produtores chilenos contam com o apoio do Ministério da Agricultura, além de outros órgãos do setor, como o Servicio Agrícola Ganadero (SAG), da Oficina de Estudios y Políticas Agrarias (Odepa) e do escritório comercial da chancelaria do Chile (ProChile), que vem realizando intensas negociações comerciais.

Barrera informou que o governo do país, juntamente com entidades privadas, desenvolveram um plano estratégico de exportações, principalmente para os mercados europeu e japonês, com a oferta de produtos de alta qualidade – até agora, capazes de satisfazer a demanda altamente exigente dos compradores.

Segundo o presidente da Federação Nacional dos Produtores de Carne do Chile, Alejandro Novoa, ainda resta ser feito, para que estes planos possam ser concretizados, uma análise sobre como obter pleno acesso ao mercado europeu.

Fonte: AmbitoWeb, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.