No dia 5 de abril foi realizado o Beef Summit Sul, em Porto Alegre – RS. O evento foi organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O Beef Summit Sul reuniu nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
No dia do evento, o BeefPoint homenageou as pessoas que fazem a diferença na pecuária de corte no Sul do Brasil através de um prêmio. Houve vários finalistas, em 19 categorias diferentes.
Os nomes foram indicados pelo público; em uma primeira etapa, através de um formulário divulgado pelo BeefPoint. Na segunda etapa, o público escolheu através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor essas pessoas, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.
Confira abaixo, a entrevista com Vasco Beheregaray Neto, um dos indicados ao Prêmio BeefPoint Edição Sul, na categoria Profissional – genética, melhoramento e reprodução.
Vasco Beheregaray Neto mora em Madison, WI, Estados Unidos. É engenheiro agrônomo formado pela UFRGS e possui mestrado em Administração Rural pela Universidade de Massey, Nova Zelândia. Atua há 12 anos na área de genética pela companhia ABS Global. Foi gerente de raças taurinas no Brasil, gerente de mercado de corte na América do Sul e atualmente é gerente de produto global da ABS.
BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do sul do Brasil hoje?
Vasco Beheregaray Neto: Resolver o problema básico da pecuária: melhorar o nível nutricional do rebanho para acompanhar o atual nível de melhoramento genético já conquistado.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro no sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?
Vasco Beheregaray Neto: Gosto de salientar sempre os pioneiros do trabalho, que colocaram as bases de muitos programas que existem hoje. Destacaria o nome do Eduardo Macedo Linhares como pioneiro e vejo em Fernando Velloso o técnico mais competente, atualizado e com o propósito de quebrar paradigmas e trabalhar de forma diferente.
BeefPoint: Como podemos vender a carne do sul do Brasil de forma diferente e especial, em outras regiões do Brasil e no exterior?
Vasco Beheregaray Neto: Definir qual a raça mais adaptada para a região, promovê-la de forma maciça e desta forma acabar com a denominação de “gado geral”. Segundo passo, explorar o “marketing” e a publicidade do ecossistema do pampa para buscar uma identidade ao produto e por último e talvez mais importante de todos, promover a erradicação da febre aftosa, para melhorar o nível de sanidade.
BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?
Vasco Beheregaray Neto: Sem dúvida, a inseminação em tempo fixo. Estamos precisando de inovação na parte nutricional, especialmente em nutrição mineral.
BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no sul do Brasil?
Vasco Beheregaray Neto: Uso de tecnologia, redução de custo e programas que de fato agreguem valor ao produto.
BeefPoint: O que você implementou de diferente na sua atividade em 2012?
Vasco Beheregaray Neto: Leitura, livros de gestão e estratégias.
BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?
Vasco Beheregaray Neto: Comprometimento, dedicação e capacidade de execução do plano de trabalho proposto à empresa que trabalho. A recompensa veio na forma de uma promoção de um cargo sênior.
BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E porquê?
Vasco Beheregaray Neto: Novo cargo, novo país, nova cultura e alto nível de responsabilidade. O que eu quero fazer diferente é gerir pessoas e a equipe que trabalha comigo para implementar uma nova proposta de trabalho. Mais ênfase e tempo para me dedicar a ações estratégicas, ao invés de temas técnicos.
BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?
Vasco Beheregaray Neto: Intensificar o trabalho no campo e no dia a dia da fazenda junto com a sua equipe. Menos ênfase nas exposições agropecuárias e mais ênfase no seu trabalho do dia a dia, de forma a ter um plano de trabalho de curto, médio e longo prazo.
BeefPoint: Qual sua mensagem para a indústria frigorífica e varejo?
Vasco Beheregaray Neto: Mais programas de carne que agreguem valor ao produto. Gostaria de ver mais participantes neste setor.
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