Os manifestantes levaram para a capital da França cavalos, vacas, ovelhas, porcos e outros animais com as atenções postas nas negociações da Política Agrícola Comum (PAC).
Milhares de agricultores franceses marcharam nesta terça-feira (25/junho) em Paris com as atenções postas nas negociações da Política Agrícola Comum (PAC).
Os manifestantes levaram para a capital da França cavalos, vacas, ovelhas, porcos e outros animais, numa marcha que contou com mais de 11 mil pessoas, de acordo com a organização, e seis mil, segundo a polícia.
A manifestação foi organizada pela Fédération Nationale des Syndicats d’Exploitants d’Agricoles (FNSEA, a maior organização de profissionais do setor na França) e pelos Jeunes Agriculteurs (JA).
O protesto aconteceu devido ao confronto entre os agricultores e o ministro do setor, Stéphane Le Foll, a quem o presidente da FNSEA, Xavier Beulin, tem criticado por se preocupar mais com os problemas do Partido Socialista do que com o segmento agropecuário.
Os agricultores também protestaram sobre as negociações da PAC. Le Foll afirma mudança nos subsídios em favor dos agricultores e em detrimento de grandes explorações de cereais.
O Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia vai se reunir esta semana para discutir sobre o assunto.
Veja algumas fotos da manifestação abaixo:
Comentário BeefPoint: muito inteligente a estratégia dos franceses de levar gado para as ruas. Dá um toque e visual diferente as manifestações. Fica muito mais marcante. E tem tido um impacto importante nos protestos. Nós, produtores brasileiros, podemos aprender a protestar com eficiência (e elegância), com os franceses.
Fonte: Publico.pt, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
2 Comments
Realizado de forma inteligente e bonita, sem a presença da ignorância de vândalos. Curti!
Um bom exemplo para seguirmos. Precisamos começar a fazer coisas como esta para mostrar nossa indignação e nossa importância. Lá, não raro, os produtores param o país quando precisam ser ouvidos. Muito bom.