Atacado – 19-07-2013
19 de julho de 2013
Campanhas de publicidade da Friboi viram piada na internet
21 de julho de 2013

Arnaldo Eijsink: tecnologia e modernidade são importantes para manter as pessoas trabalhando no campo

O próximo Workshop BeefPoint será sobre Gestão de pessoas na pecuária de corte. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com gestores que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam. Confira abaixo a entrevista com Arnaldo Eijsink.

Arnaldo Eijsink é diretor do Grupo JD, empresa que investe em pecuária no estado do Mato Grosso e produção de uva de mesa na Bahia e em Pernambuco.

As 4 unidades das fazendas São Marcelo em Mato Grosso representam a divisão do Grupo JD responsável pelas atividades pecuárias no Brasil.

A Fazenda São Marcelo é a primeira fazenda de pecuária do mundo a conquistar a certificação Rainforest Alliance. Também foi a primeira fazenda do Brasil a conquistar a certificação de Bem Estar Animal (Certified Humane), concedida pela Ecocert Brasil.

Arnaldo Eijsink

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Arnaldo Eijsink: Vacinar todos com o conceito de “dor de dono”.

BeefPoint: Qual o exemplo de gestão de pessoas na pecuária, no Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Arnaldo Eijsink: Tenho visitado o confinamento do Marfrig em Campo Novo do Parecis – MT, excelente controle de gestão do Dr. Fernando Parra. Uma outra propriedade de ciclo completo seria a Agropecuária Jacarezinho, o Sr. Ian Hill.

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Arnaldo Eijsink: A modernização é necessária, tanto na rastreabilidade como fonte de informação individual de cada animal, como no uso da informática. Parece ser uma dificuldade inicial, mas logo os colaboradores se adaptam e ficam entusiasmados com o aprendizado.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?

Arnaldo Eijsink: Uso de IATF, rastreabilidade e bem estar animal. Agora com os últimos lançamentos de equipamento da Beckhauser no curral, a necessidade de colaboradores se reduziu para a metade, sobrando assim tempo para análises dos números de GPD individual, precocidade e outros pontos importantes do ciclo.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Arnaldo Eijsink: Avaliação genética do PAINT e uso intensivo do IATF.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013-2014, em gestão de pessoas? E porquê?

Arnaldo Eijsink: Convencer as esposas dos colaboradores no trabalho com o gado, principalmente no manuseio no curral e dos dados, mas também vimos elas com alta performance nas máquinas, tratores.

BeefPoint: O que o setor poderia fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Arnaldo Eijsink: Divulgar mais os conceitos de maior produtividade, conhecimento e vacina de “dor de dono”.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Arnaldo Eijsink: Cuidar em implantar modernidade e uso de tecnologia, para assim ser atrativo ficar no campo. O futuro mostra que o número de pessoas no campo será menor a cada dia e somente com uso de tecnologia conseguiremos fazer com que elas se interessem em ficar.

Para ser competitivo na pecuária, comparado com outras atividades de produção agrícola, devemos triplicar a produtividade por metro quadrado.

Confira fotos da Fazenda São Marcelo:

_DSC0083 (NXPowerLite)

_DSC0113 (NXPowerLite)

_DSC0353 (NXPowerLite)

_DSC0358 (NXPowerLite)

O Workshop BeefPoint Gestão de pessoas na pecuária de corte será no dia 7 de agosto, em São Paulo.

4 Comments

  1. Jose Ricardo S Rezende disse:

    Não esta nada fácil encontrar e manter funcionários qualificados e motivados para conduzir a operação. Talvez seja o maior desafio atual da atividade. E para poderemos competir em termos salariais e de carreira com outros segmentos temos que investir cada vez mais em capacitação do pessoal e modernização da atividade.

  2. Marcio Engel Madureira disse:

    Arnaldo, parabéns pelo seu dinamismo de sempre !
    Abraço, Marcio Engel !

  3. Janete Zerwes disse:

    Prezado Arnaldo,

    Fico feliz cada vez que leio ou assisto outras pessoas corroborarem a importância da gestão de pessoas, da aplicação dos recursos de informática para melhoria da gestão em pecuária.

    Já fui contrariada inúmeras vezes ao defender a informatização do sistema de produção carne, com o argumento da dificuldade de encontrar pessoas capazes de alimentar programas destinados a esse fim. Não me canso de repetir, tudo é uma questão didático/pedagógica, e não implica em investimentos significativos.

    Comprovamos na prática que um sistema informatizado pode implicar em maior produtividade, aliás, é até crucial na determinação da renda. Um sistema assim permite o controle de inúmeras variáveis importantes para pecuária de cria, que se estendem da qualidade do sêmen utilizado, à capacidade materna de matrizes, à eficiência do manejo animal e das pastagens,à analise correta a respeito dos melhores investimentos dos recursos gerados pelo sistema.

    Por isso, devo agradecer a Beefpoint que sempre está a frente na divulgação tecnológica para pecuária, e sabe escolher profissionais experientes para elucidar questões como essa de gestão de pessoas. O tema “gestão de pessoas”, é de suma importância no momento atual, quando nos deparamos com a ameaça de um apagão para mão de obra no campo.

    Att.,

    Janete Zerwes

  4. Martha Almirão Sobreira disse:

    Tive a satisfação de trabalhar com Sr Arnaldo e só tenho a agradecer o grande conhecimento adquirido com ele. E, uma enorme satisfação em poder dizer que fiz parte dessa historia de crescimento das fazendas São Marcelo.
    Parabens!!!!!