O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.
Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.
Confira abaixo a entrevista com Reginaldo Meira Fernandes, um dos finalistas na categoria Sanidade em Confinamento.
Reginaldo Meira Fernandes é zootecnista, formado pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Pontes e Lacerda – MT; possui MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio. Há mais de 5 anos trabalha no Confinamento do Grupo Estância Bahia, em Água Boa – MT.
BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?
Reginaldo Meira: Poderia dizer que o mais importante é a nutrição, a equipe, a sanidade, a compra de insumos ou a venda de bovinos. Mas acredito que para ter sucesso nesta atividade é necessário procurar ser o mais eficiente possível em cada um destes quesitos, além de outros também muito importantes, como o manejo, a gestão e o acompanhamento dia-a-dia das atividades e do desenvolvimento.
O Confinamento tem que funcionar como uma engrenagem, se um dente estiver comprometido, o desempenho é prejudicado.
BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?
Reginaldo Meira: Os desafios são diários, mas um grande desafio hoje não só no confinamento mas no meio rural como um todo está sendo obter colaboradores comprometidos e qualificados. Conseguir montar e segurar uma equipe que realmente vista a camisa da empresa está cada vez mais difícil neste ramo.
BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?
Reginaldo Meira: Temos muitos exemplos para serem seguidos Brasil afora. Em nossa região podemos citar vários, como o Grupo Mantiqueira, o Grupo Leopoldino, a Fazenda Rio Bonito e a Marca Agropecuária, que são referências em confinamento.
BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?
Reginaldo Meira: Tive a sorte de conseguir montar e ter ao meu lado uma equipe eficiente e que procura sempre os melhores resultados da empresa, como se fosse sua. Ninguém consegue chegar a lugar algum sozinho.
BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?
Reginaldo Meira: Em 2013 pretendemos aprimorar tudo o que foi feito em 2012. Por quê a vida é um aprendizado e devemos nos aperfeiçoar cada dia mais, sempre procurando os melhores resultados, pessoal e profissionalmente.
BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?
Reginaldo Meira: Valorize e Respeite. Um tratador, um vaqueiro ou um limpador de cochos e bebedouros ineficiente ou desmotivado pode causar um impacto negativo nos resultados tanto quanto um mal gestor. A devida valorização e respeito a um colaborador comprometido e eficaz pode trazer retornos melhores do que o esperado. Lembrando sempre que os dentes da engrenagem devem estar todos alinhados.
Confira abaixo fotos do Confinamento do Grupo Estância Bahia:
Confira a Programação do Interconf 2013
Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.