Nos dias 3 e 4 de outubro, o Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná (RO) recebe uma etapa do Circuito Feicorte NFT, evento que vem percorrendo alguns dos principais polos de pecuária no Brasil para levar informação e tecnologia para os pecuaristas.
É a primeira vez que o evento é realizado em Rondônia, estado que conta com um rebanho de mais de 12 milhões de cabeças entre bovinos e bubalinos e que tem a pecuária como uma das principais atividades econômicas.
Em dois dias de workshops, especialistas brasileiros discutirão o tema “Eficiência na produção e comercialização da carne” sob diversas óticas: nutrição, genética, sanidade, mercados nacional e internacional, demandas de consumo, tipificação de carcaça, pastagens, influência do clima da pecuária, bem-estar animal, gestão, dentre outros.
“O objetivo do Circuito Feicorte é levar informação, tecnologia e discussão para mais perto do produtor, onde efetivamente ele está. A pecuária em Rondônia possui uma importante representatividade e certamente poderá crescer mais com investimentos em tecnologias para buscar mais eficiência”, afirma a gerente do Agrocentro, uma das realizadoras do Circuito Feicorte, Carla Tuccilio.
Além das palestras, o Circuito Feicorte conta com uma feira de negócios com cerca de 25 empresas de referência em diversos segmentos da pecuária: frigoríficos, saúde, nutrição, pastagens, instituição financeira, associação de classe, rastreabilidade, software, irrigação, equipamentos e cercas.
“A bovinocultura de corte deve passar por grandes transformações nos próximos 10 anos. É preciso produzir mais diante do crescimento da população e do poder aquisitivo, melhor com segurança alimentar, bem-estar animal e sustentabilidade, com menos recursos, mais eficiência e tecnologia. A avicultura e a suinocultura estão mais avançados em relação à eficiência e há um grande espaço na pecuária na busca por uma rentabilidade melhor com margens condizentes, o que se traduz principalmente no aumento do número de animais criados por hectare. Considerando que mais de 50% das pastagens brasileiras estão degradadas, para que seja possível aumentar a taxa de lotação para obter mais eficiência na atividade, o uso da tecnologia é fundamental”, ressalta o coordenador de conteúdo do Circuito Feicorte, Luciano Roppa.
A etapa de Ji-Paraná do Circuito Feicorte conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social e da Associação Rural de Rondônia (ARR). Os patrocinadores Master são as empresas Nutron, Marfrig Group, MSD Saúde Animal, Banco Original e Dow AgroSciences. Tem como patrocinadores Gold Minerva Foods, Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Vétoquinol-FAGRA, Ouro Fino Agronegócio, Bellman Nutrição Animal, ArystaLifeSciense e Boa Safra. Os patrocinadores Silver são Philbro, CRI Genética, Rocha Irrigações, ABS Pecplan, Real H Nutrição e Saúde Animal, Taura, BML, Casale, Alltech, CRV Lagoa, BimedaMogivet e Beckhauser.
Sobre o Circuito Feicorte NFT
O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – em São Paulo há 19 anos) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal).
O evento vem percorrendo desde 2012 alguns dos principais polos de pecuária pelo Brasil. As três primeiras etapas realizadas em 2013 – Cuiabá (MT) em março, Palmas (TO) em maio e Campo Grande (MS) em julho – reuniram quase 4 mil participantes. Depois de Ji-Paraná, a última etapa dessa edição do evento será em Paragominas (PA).
Na primeira edição do Circuito Feicorte NFT em 2012 foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.
Mais informações e a programação completa podem ser consultados em www.agrocentro.com.br/circuitofeicorte