Visando reunir e aproximar os responsáveis pelos sindicatos rurais dos municípios que possuem os maiores rebanhos de bovinos no Brasil, bem como uma ótima oportunidade para troca de conhecimento, compartilhamento de ideias, acertos e erros, o BeefPoint está realizando uma série de entrevistas com os presidentes destes sindicatos, cujo resultado será divulgado nos próximos dias e você confere aqui.
Os sindicatos foram listados com base nos levantamentos do IBGE de 2012.
Confira a entrevista com Antonia Lemos Gurgel, presidente do Sindicato Rural de Itaituba/PA.
Produtora rural, técnica em contabilidade e por seis anos, presidente do Sindicato Dos Produtores Rurais de Itaituba/PA. O Sindicato dos Produtores Rurais de Itaituba nasceu de um grupo de amigos sob a coordenação do Dr. Vilson João Schuber (superintendente do SEBRAE/PA e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA) em 1989, cujo objetivo era o de coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica de produtor rural, com o intuito de colaboração com os poderes públicos e demais instituições, no sentido da solidariedade social e representatividade nos interesses da categoria junto aos demais órgãos estaduais e nacionais.
BeefPoint: Quais os principais desafios de sua região em relação a pecuária de corte?
Antonia Gurgel: O setor produtivo na região sofre devido à falta de acesso às políticas públicas eficientes, tais como a regularização fundiária inviabilizando principalmente o acesso ao crédito por falta de garantia real para os empréstimos. A localização geográfica do município cortado pelo rio Tapajós e pelas rodovias BR 163 e BR 230 cujo estado de trafegabilidade ainda é precário e tem contribuído para elevar os custos dos produtos em relação as demais regiões do Brasil, que de certa forma dificulta o escoamento da produção e tende a ser reduzido com o asfaltamento das rodovias e implantação da hidrovia, possibilitando um fluxo de ida e vinda de produtos ora exportados ou importados.
BeefPoint: Quais as vantagens de sua região frente ao mercado e a produção de pecuária?
Antonia Gurgel: Em relação ao mercado, estamos em um local estratégico, devido a proximidade dos países europeus, facilitando o escoamento da produção com um menor custo, além disso, o mercado regional requer grandes volumes de alimentos, sendo que Manaus/AM é um dos grandes consumidores da pecuária da região. Temos um clima favorável, temperatura estável, regime de chuvas mais ou menos equilibrado, e um solo propício ao cultivo de gramíneas (pastagens).
BeefPoint: O que os pecuaristas de sua região tem feito de interessante que pode servir de exemplo para os demais pecuaristas brasileiros?
Antonia Gurgel: Nossos produtores têm investido em novas tecnologias aliadas a preservação ambiental, ao manejo adequado e compartilhado com os produtores em geral, conseguindo assim uma maior produtividade de arrobas de boi por hectare, e com isso multiplicando a genética e produzindo animais diferenciados e de alto valor.
BeefPoint: Quem é o pecuarista pioneiro da sua região, que você mais admira pelo trabalho de longa data que vem fazendo para estimular e desenvolver a pecuária na região?
Antonia Gurgel: Temos diversos pecuaristas que merecem a menção honrosa na história da pecuária de Itaituba dentre eles Juarez Pereira da Silva (Jandaia Agropecuária), Armindo Denardim (Agropecuária Pinguim), Carlos Batista Dadalt (Fazenda Estrela), no entanto a minha referência é o pecuarista Juvêncio Pereira da Silva (Fazenda Tapajós), pelo trabalho feito com seriedade e comprometimento usando tecnologia de ponta visualizando a produção do consumidor final. Resultado desse trabalho foi a premiação do Campeonato Júnior Maior, reservado campeão na 42º Edição Expoinel 2013.
BeefPoint: O que o Sindicato tem feito para motivar os pecuaristas a frequenta-lo?
Antonia Gurgel: Representar e defender os direitos da categoria econômica sempre que necessário. Em 2013, promovemos a 24ª Expoagroindustrial, o 4º maior evento do agronegócio do estado, sendo o maior da região oeste. Este ano ficamos em 1º lugar com o maior número de animais expostos em feiras agropecuárias.
BeefPoint: Qual serviço, produto ou atendimento o sindicato oferece aos pecuaristas do município que você considera mais importante/relevante para o sucesso do produtor?
Antonia Gurgel: Serviços contábeis e previdenciários, convênios com laboratórios e hospitais, e cursos propiciados pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Este ano o Sindicato dos Produtores Rurais de Itaituba, apresentou uma nova alternativa e sugestão de produção, com o projeto “Propriedade Rural Sustentável” que visa reconhecer e valorizar os aspectos que constituem o mundo rural, sendo um espaço de aproximadamente 10.000 m², visando mostrar a diversificação de culturas comumente trabalhadas no município, dividido por especialidades como: fruticultura, horticultura, piscicultura, flores tropicais, plantas medicinais, pequenos animais, fertirrigação, hidroponia, espaço leiteiro, sistema agroflorestal e agricultura orgânica. Racionalizando o espaço e priorizando material reciclável.
BeefPoint: Quais os principais desafios do Sindicato?
Antonia Gurgel: Disseminar a cultura da legalidade em toda a categoria de maneira que todos tenham acesso ao licenciamento necessário para as suas atividades e o cumprimento da legalização pertinente.
BeefPoint: Qual instituição você admira por fazer um excelente trabalho?
Antonia Gurgel:
CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
FAEPA – Federação da Agricultura e Pecuária do Pará
BeefPoint: O que o Sindicato implementou de diferente em 2012-2013 para os pecuaristas?
Antonia Gurgel: O sindicato realizou capacitações dos produtores via SENAR (Programa Com Licença eu Vou à Luta). Criação da Propriedade Rural Sustentável, além de ter realizado o maior evento do agronegócio de todos os tempos.
BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente para facilitar a produção da pecuária em sua região?
Antonia Gurgel: Criar um corpo técnico qualificado para auxiliar e instruir os produtores e para 2014 estamos pleiteando sediar a Expoinel Norte com o intuito de divulgar a qualidade dos animais produzidos em nossa região.
BeefPoint: Qual seu recado para os produtores da sua região?
Antonia Gurgel: Que se juntem ao sindicato, porque através da participação contínua de seus associados haverá troca de ideias que irão viabilizar o fortalecimento do setor.
Confira o trabalho de outros sindicatos rurais do Brasil
Sindicato Rural de Campo Grande/MS: o seu problema é nosso problema [Oscar Stuhrk]
Participe do maior evento da pecuária de corte brasileira! Inscreva-se para o BeefSummit Brasil!