Tecnologia Brasileira
9 de novembro de 2001
Grupo investe US$ 47 milhões na pecuária de corte
13 de novembro de 2001

Frigoalta planeja novas indústrias para Marabá (PA)

Integrante do grupo nacional Arantes Alimentos Ltda., com sede em São José do Rio Preto (SP), o Frigoalta encaminhou à Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Pará (CDI) solicitação de uma área de 62,14 hectares no Distrito Industrial de Marabá. A empresa explica que já concluiu seu projeto de engenharia numa área de 10,86 hectares – onde vai construir e operar uma indústria frigorífica para abate e desossa de 750 bovinos/dia – mas reexaminou seu programa de investimentos e optou pela construção de pelo menos mais três unidades de fabricação em Marabá, verticalizando a produção.

Os projetos de expansão incluem: indústria de produtos derivados de carne (embutidos, enlatados, salgados, cozidos etc.); indústria de saponáceos, derivados de sebo animal (massa para sabonete, detergente, sabão); e indústria de curtimento e beneficiamento de couro: wet-blue e couro semi-acabado. Essas indústrias demandam grandes áreas para tratamento de efluentes, além das áreas de preservação ambiental como mananciais e outras.

“O projeto do Frigoalta visa à implantação de uma unidade de abate, industrialização, frigorificação, acondicionamento e distribuição de carne bovina em Marabá”, explica o economista, presidente do Sindicato da Indústria e Comércio (Sindicom), Paulo César Lopes, que à frente da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio foi o mais empenhado na vinda do empreendimento. A produção será destinada ao abastecimento do mercado interno por meio de grandes redes de supermercados e açougues, bem como do mercado internacional, com a exportação dos produtos para os exigentes consumidores da Comunidade Européia, Mercosul (incluindo o Chile), Ásia e África.

O Frigoalta figura entre os três maiores abatedouros bovinos do Brasil. Segundo Lopes, vai movimentar no sul do Pará um rebanho anual de 225 mil reses, com a produção de 3,6 milhões de arrobas. Possui plantas industriais em Goiás (Cachoeira Alta e Jataí), Mato Grosso (Canarana e Pontes Lacerda), São Paulo (Guararapes), e entrepostos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa deverá fechar o ano de 2001, segundo sua própria estimativa, com faturamento médio mensal girando em torno de R$ 50 milhões.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Ademir Braz), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.