Fitch mantém ratings da JBS, mas melhora perspectiva para estável
22 de maio de 2014
Indicador do bezerro ESALQ/BM&FBovespa atinge recorde
22 de maio de 2014

Confira as vantagens do sistema ILPF

Com o Plano ABC, o Brasil pode se tornar referência mundial em produção sustentável. É o que afirma o engenheiro agrônomo Ronaldo Trecenti, da Campo Consultoria e Agronegócios (Campo) de Brasília, em entrevista ao Observatório. Trecenti participou do Dia de Campo ILPF da Agrobrasília 2014, evento sobre os critérios técnicos do sistema Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que contou com a presença de aproximadamente 400 participantes de todo o país. O especialista ressalta a prioridade do sistema no Cerrado e na Amazônia e acredita que divulgação e capacitação ainda são os principais meios para que o produtor do campo incorpore novas práticas. O sistema é complexo e os resultados, segundo Trecenti, não são imediatos. No entanto, a situação é positiva, principalmente na questão econômica.

Trecenti afirma que o sistema ILPF  possibilita a diversificação de atividades na propriedade, a recuperação de áreas degradadas, rotação de culturas, redução dos riscos climáticos e de mercado, melhoria de renda e da qualidade de vida no campo, além da mitigação da abertura de novas áreas, das mudanças climáticas e do aquecimento global. A ILPF pode contribuir significativamente para mudar o perfil dos agropecuaristas, tornando-os mais competitivos e sustentáveis, permitindo o aumento da produção de alimentos, fibras e agroenergia. Com ela, conservam-se os recursos naturais (solo, água e biodiversidade), tudo em harmonia com o ambiente, o que gera também a valorização do homem.

Os sistemas de ILPF têm apresentado excelente viabilidade econômica, principalmente em função dos bons preços dos grãos e da pecuária. Mesmo considerando que os preços dos produtos florestais sofreram queda de até 30% nos últimos anos, devido à depressão econômica mundial, consequência da redução na demanda do aço, que reduz a procura pela madeira para combustão, complementa Trecenti.

Em entrevista para o observatório ABC, Trecenti afirma que estima-se em média que o custo para implantar 1 hectare (ha) com o sistema ILPF, é de R$ 5.000 a R$ 7.500,00, considerando custo final. A linha de crédito do Programa ABC tem juros atrativos, prazos longos, limite de crédito compatível com a média dos produtores e também itens financiáveis importantes, como infraestrutura, aquisição de animais etc. Os recursos têm sido suficientes para atender à demanda real, mas estão aquém para atender à demanda potencial. Isso porque existem limitações recorrentes, como o pouco conhecimento da linha por parte dos produtores, a falta de assistência técnica capacitada e capacitação dos analistas de crédito rural das instituições financeiras. Sem contar o alto nível de garantia exigido pelos bancos, burocracia no acesso ao crédito, exigências legais e ambientais, entre outros.

Fonte: Observatório ABC da FGV, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.