O modelo da Universidade do Estado do Kansas (K-State) nos Estados Unidos, usou 2002 como uma base de índice e traçou a demanda por carne bovina classificada como Choice pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) próximo ao nível 110 para a maioria dos anos seguintes. Esse número subiu para 120 em 2010, antes de cair nos últimos três anos e, no ano passado, ter caído para menos de 100 pela primeira vez desde 2004.
Um modelo de demanda do consumidor por carne bovina de alta qualidade mostra o poder de mercado por trás das principais marcas premium.
O modelo da Universidade do Estado do Kansas (K-State) nos Estados Unidos, usou 2002 como uma base de índice e traçou a demanda por carne bovina classificada como Choice pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) próximo ao nível 110 para a maioria dos anos seguintes. Esse número subiu para 120 em 2010, antes de cair nos últimos três anos e, no ano passado, ter caído para menos de 100 pela primeira vez desde 2004.
Os consumidores aparentemente se voltaram às marcas premium, de acordo com um relatório da K-State, chamado “Definindo e Quantificando a Demanda dos Consumidores pela Marca Certified Angus Beef (CAB)”, que pode ser visto no site www.cabpartners.com. O Índice CAB mostrou tendência de alta nos últimos quatro anos, mais que dobrando o índice, ultrapassando 208, comparado com a base de 100 pontos.
O economista, Ted Schroeder, e o estudante de mestrado, Lance Zimmerman, conduziram o estudo inicial em 2010 e atualizaram o relatório em 2013. Zimmerman, que agora é analista do CattleFax, continua atualizando seu projeto de faculdade com à medida que mais dados se tornam disponíveis e recentemente acrescentou as informações de 2013.
A recente “divergência de padrões de demanda sugere que existem diferenças na CAB com relação à sua categoria maior de produto na mente dos consumidores”, diz o relatório.
Quando comparado com a Choice e carnes de maior classificação, incluindo Prime e carnes premium de marca, a demanda da CAB teve um aumento de 54 pontos em quatro anos, comparado com uma queda de 29 pontos para a categoria em geral. De fato, a demanda pela CAB aumentou em quase 28 pontos somente no ano de 2012-13.
A demanda pela CAB aumentou em mais de 108% nos últimos 10 anos, à medida que a demanda por carne bovina de classificação Choice ou maior cresceu em 51% e a demanda por carne Choice não de marca caiu em 1%, baseado nas quantidades vendidas ao invés da quantidade produzida.
Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.