O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto proibindo ou limitando a importação de produtos de países que impuseram sanções à Rússia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto proibindo ou limitando a importação de produtos de países que impuseram sanções à Rússia.
O documento entitulado “Sobre a aplicação de certas medidas econômicas especiais para garantir a segurança da Federação Russa” proíbe ou restringe, por um ano, a importação de certos tipos de produtos agrícolas, matérias primas e alimentos produzidos por países que tenham imposto sanções econômicas contra companhias russas e (ou) indivíduos ou que tenham aderido a tais medidas.
Mais cedo, a Rússia estendeu a proibição de importação de alimentos para a Romênia, intensificando a sua resposta às novas sanções ocidentais – impostas por causa do suposto apoio russo aos rebeldes separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.
A carne e o gado não poderão mais ser importados da Romênia, por causa da doença da vaca louca.
Moscou já impôs proibições ao suco e produtos lácteos ucranianos, vegetais poloneses e carne bovina australiana.
As proibições ocorrem depois das sanções contra os setores bancário e de energia impostas à Rússia pelos EUA e União Europeia (UE), que acusam o Kremlin de financiar e fornecer armas aos rebeldes separatistas.
Fonte: Folhapress e Jornal Valor Econômico.