O Ministro da Saúde, do Trabalho e do Bem Estar do Japão disse na sexta-feira que acredita ter encontrado o terceiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’ do país durante a inspeção que está sendo feita em todo o rebanho japonês. Oficiais do ministério disseram que deverão informar maiores detalhes sobre o caso em breve.
Um grupo de especialistas do ministério irá fornecer uma confirmação se a vaca foi ou não infectada com a doença. Oficiais do governo de Saitama disseram que uma vaca holandesa que foi abatida na cidade apresentou resultado positivo no teste inicial feito para detectar a presença da EEB. Segundo informações, o animal tinha 68 meses de idade.
Uma amostra da carcaça do animal abatido foi enviada para a estação de quarentena do ministério, em Yakohama, para que seja examinada. Do dia 22 de setembro, foi confirmado o primeiro caso de EEB no Japão – o primeiro caso da doença fora da Europa. O segundo caso da doença no Japão foi confirmado no dia 21 de novembro.
Fonte: Dairy Network, adaptado por Equipe BeefPoint