Fechamento – 11:50 – 04/12/01
4 de dezembro de 2001
Vitelo do Pantanal receberá certificação
6 de dezembro de 2001

Pecuaristas preparam propostas para rastreamento de bovinos

Pecuaristas reunidos em Uberaba, no Triângulo Mineiro, decidiram que o programa de rastreabilidade das 165 milhões de reses do rebanho bovino existentes no País não deve ser montado e implementado de forma apressada para atender a recomendações feitas por membros da Comunidade Econômica Européia. Os criadores selecionam propostas de controle sanitário a serem apresentados nos próximos dias ao Ministério da Agricultura.

Na reunião – que começou segunda-feira e da qual participam representantes de oito empresas de tecnologia em sistemas de controle sanitário e fabricantes de dispositivos, além da Embrapa e da Confederação Nacional da Agricultura – serão definidas algumas das condições para que o programa de controle do rebanho seja adotado, tendo por diretrizes as necessidades dos criadores e não preceitos indicados por estrangeiros.

“Possuímos um ecossistema diferente se comparado ao europeu e o nosso cadastro é amplo, de forma que um programa de rastreabilidade não pode ser feito de forma rápida e imposta pelo mercado europeu”, afirma João Machado Prata Jr, diretor da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e um dos coordenadores do programa estadual de certificação do gado bovino.

A reunião, que será concluída hoje em Uberaba, é a terceira depois de dois outros encontros ocorridos em São Paulo e em Brasília. Hoje, serão formatadas as propostas que farão parte de um projeto de rastreabilidade que será apresentado nos próximos dias às autoridades de controle sanitário federal.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Luciana Otoni), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.