Apesar dos acordos comerciais com novos fornecedores, as importações de carnes da Rússia caíram em cinco vezes em janeiro, de acordo com estatísticas oficiais. O relatório, da Russian Business Consulting Agency, disse que a principal razão para isso foi a desvalorização do rublo, que tornou as vendas ao país não lucrativas para muitos fornecedores. Os participantes do mercado também acreditam que a queda nas importações pode ser benéfica aos produtores domésticos.
As importações totais de carnes da Rússia em janeiro de 2015 totalizaram 10.200 toneladas, incluindo-se acordos comerciais com a União Aduaneira. As importações de carne bovina caíram em 5,2 vezes, para 1.790 toneladas.
De acordo com a Associação Nacional de Carnes da Rússia (NMA), a queda não foi relacionada às sanções implementadas pelo governo russo no meio do ano passado. No caso da carne bovina e outros produtos dos Estados Unidos, Canadá e outros países, essas já tinham sido barradas devido ao uso ilegal de ractopamina. Para o diretor executivo do NMA, Sergey Yushin, a principal razão foi a queda na taxa de câmbio do rublo russo com relação à maioria das moedas mundiais.
O NMA estimou que, na segunda metade de 2014, os importadores perderam, em média, cerca de US$ 1 por cada quilo de carne importada pela Rússia, de forma que as perdas totalizaram US$ 300 milhões. Atualmente, os importadores continuam tendo perdas.
“Os negócios se tornarão lucrativos novamente somente quando os preços na Rússia aumentarem, fornecendo um lucro de pelo menos 10%. Entretanto, dada a queda na demanda, isso pode não ser possível em um futuro próximo”.
Uma exceção pode ser a carne bovina, já que esse tipo de carne está em grande déficit no mercado russo.
Ao mesmo tempo, os participantes do mercado disseram que a atual situação pode estimular o desenvolvimento das exportações de carnes russas. Analistas disseram que não haverá déficit no mercado doméstico, principalmente devido à queda na demanda, à medida que a renda da população russa está caindo.
Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.