Atacado –20-03-2015
23 de março de 2015
Consumo global de carnes alcançou 225 milhões de toneladas em 2014
24 de março de 2015

Índia: outro estado torna mais rígidas as leis de proteção à vaca

O Estado do norte da Índia, Haryana, promulgou uma nova lei de proteção à vaca que proíbe até a venda de carne bovina enlatada e aumenta a pena de prisão por abate de vacas (incluindo bois) de cinco a 10 anos. Além disso, durante todo o julgamento de crimes contra a nova Lei de Proteção e Conservação de Vacas e Desenvolvimento, aprovada dia 16 de março, o ônus seria do acusado para provar sua inocência.

A lei afetará seriamente o distrito do sul do Estado, Mewat, onde 95% da população de milhões de pessoas é de muçulmanos e, apesar da proibição existente, que foi instaurada desde 1966, as vacas ainda são abatidas ilegalmente para consumo.

Segundo o presidente da organização de comércio de carnes do distrito, Salamuddin Qureshi, o consumo diário de carne de boi e búfalo do distrito é de 25 a 30 toneladas e essa é vendida a US$ 2,25 por quilo. “Há sempre uma escassez de carne de búfalo e agora os preços aumentarão mais”.

Qureshi disse que pelo menos agora espera que, com a nova lei, o governo do estado forneça abatedouros para búfalos em cada um dos seis blocos do distrito de Mewat. “Atualmente, nenhum dos abatedouros está funcional devido à ausência de licenças e de veterinários. Somos forçados a usar locais não autorizados para abate e, dessa forma, enfrentamos problemas frequentes de autoridades”.

A nova lei de Haryana segue a implementação de uma lei similar no estado de Maharashtra após ambos os estados elegerem governos liderados pelo partido nacionalista hindu, Bharatiya Janata Party (BJP).

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.