O agronegócio não é a salvação, mas sem ele o Brasil estaria em crise gigantesca, diz Maílson da Nóbrega
28 de abril de 2015
A China quer comer mais carne
28 de abril de 2015

CEO do McDonald’s anuncia plano para “atender melhor às necessidades do consumidor”

Na quarta feira, o McDonald’s informou que as vendas comparáveis nos Estados Unidos apresentaram queda de 2,6% no primeiro trimestre de 2015 com o declínio da procura entre consumidores em todos os seus principais mercados globais. O lucro global foi reduzido em 33%.

O diretor executivo Steve Easterbrook disse em pronunciamento que a empresa revelaria um plano para reverter a situação no dia 4 de maio, ajudando a “atender melhor às necessidades do consumidor de hoje, correspondendo às suas expectativas num mercado competitivo”.

Sob a supervisão de Easterbrook, a empresa já fez uma série de anúncios mostrando a seriedade da tentativa de reformar o cardápio e melhorar a imagem.

Para começar, a empresa começou a oferecer um cardápio de café da manhã durante o dia inteiro nas lanchonetes da região de San Diego. Para parte dos analistas, a jogada pode melhorar o movimento se for implementada em todo o país. No primeiro trimestre, as vendas no café da manhã foram um pouco positivas nos EUA, e faz tempo que os consumidores pedem à rede que amplie o horário de serviço do café da manhã.

Mas o McDonald’s já enfrenta dificuldades com um cardápio considerado simplesmente complexo demais e a adição de novos itens ao serviço integral poderia agravar o problema.

Conforme faz experimentos com o cardápio, o McDonald’s tenta também lustrar sua imagem manchada, passando a oferecer frango não tratado com antibióticos de uso humano, por exemplo.

Embora Easterbrook seja novo no cargo, ele é um executivo veterano do McDonald’s. Na quarta feira, sinalizou aos investidores que uma mudança na cultura corporativa é parte de seu plano para melhorar a situação da empresa. Para ele, parte dos problemas do McDonald’s emana da tendência da empresa ao “conservadorismo e “incrementalismo”.

Apesar do fraco resultado dos rendimentos, as ações do McDonald’s tiveram alta de 3,3% nas negociações matinais, indicando que os investidores esperavam um resultado ainda pior.

A promessa de Easterbrook de oferecer um novo plano de recuperação ocorre depois de Thompson ter feito promessas semelhantes para melhorar a situação da rede de lanchonetes. Sob o comando de Thompson, a pedra de toque dessa estratégia foi a expansão do cardápio “Crie seu sabor”, permitindo que os fregueses montassem um hambúrguer personalizado. Thompson também trabalhou para dar aos restaurantes a chance de adaptarem seu cardápio para acomodar preferências locais e melhorar as capacidades da rede de aceitar pedidos digitais. A julgar pelos comentários feitos aos investidores na quarta feira, parece que Easterbrook pretende manter tais iniciativas.

“Estamos avançando de um mundo de marketing em massa para um mundo de personalização em massa”, disse Easterbrook.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.