Uruguai: Distrito industrial onde funcionava o frigorífico Anglo entrou na lista de patrimônio mundial da UNESCO
8 de julho de 2015
Ministra inicia missão na Rússia nesta terça-feira
8 de julho de 2015

Movimento de frigoríficos pressiona cotação do boi

A conjuntura adversa que já levou à paralisação de dezenas de frigoríficos neste ano no país está influenciando os preços do boi. Leandro Bovo, operador da mesa de futuros do BESI Brasil, observa que o indicador Esalq/BM&FBovespa para a arroba do boi gordo negociada no Estado de São Paulo (referência para o restante do país) ficou em R$ 149,63 em junho, 1,1% menos que em maio. Em relação a abril, quando o indicador atingiu o pico de 2015 até agora, a retração foi de 2,2%.

Conforme Bovo, o menor número de plantas em operação colabora para aumentar o poder de barganha dos frigoríficos.

“O boi caiu pela falta de apetite da indústria”, complementa Lygia Pimentel, da Agrifatto. Apesar dessa queda, os preço da arroba ainda está muito acima do registrado em igual período do ano passado – 20,1%. De maneira geral, a avaliação é que as cotações do boi deverão continuar bem acima dos patamares de 2014.

Para a carne bovina, cujos preços elevados já assustam o consumidor, não deverá haver alívio, segundo o coordenador de pecuária da Agroconsult, Maurício Nogueira. Em evento semana passada, ele disse que o “mark-up”, indicador de margem do varejo, já está abaixo mo da média histórica, o que não abre espaço para baixas da carne. Além disso, há perspectivas de recuperação das exportações.

Fonte: Valor Econômico, adaptada pela Equipe BeefPoint.

3 Comments

  1. GUSTAVO LAGUNA DE LIMA disse:

    ESTAMOS ATRAVESSANDO UMA CRISE FINANCEIRA BEM SIGNIFICATIVA, POIS AS DISTRIBUIÇÕES DAS CARNES ESTÃO COMPROMETIDAS PELO SIMPLES MOTIVO DE TERMOS DIFICULDADE DE RECEBER ESTAS CARNES, AUMENTOU MUITO A INADIPLENCIA E ISSO ESTÁ CONTRIBUINDO MUITO COM O ESFRIAMENTO DAS COMPRA DE GADO QUE REALIZAMOS EM NOSSA REGIÃO.(JUARA-MT).

  2. FIDELIS ITAMAR DE QUEIROS disse:

    Contudo, eu ser pecuarista, Entendo que não podemos pegar queda de braço com a soberania do mercado. Têm-se que empregar tecnologia, produzindo com menor cust, a ILP FOI UMA SOLUÇÃO QUE ENCONTREI!! Não podemos deixar ou levar nossos grãos para indústrias voltando posteriormente com maior custos. Não podemos facilitar nesse momento delicado. O ensinamento do grão úmido na propriedade próximo a boca do boi ou hidratá-lo e ensilá-lo e uma das alternativas eficientes, o armazém é o chão. Vamos copiar o q já vem dando certo nos países de primeiro mundo “EUA” Alto grão é uma forma de aproveitamento biológico do animal, ganhando em rendimentos reais de carcaça, e, incentivos pelo melhor acabamento e precocidade.

    • Aleri João Panazzolo disse:

      Olá
      Fidelís Itamar.
      Mto bom seu.posicionamento como produtor de Carne e Couro ( boi Vivo)
      Que é a base da cadeia.
      Números falam muito alto nessa hora.
      1. Faturamento Bruto R $…..
      Para produtor no mínimo mensal.
      para o frigorifico e varejo diário.

      2. Qualidade => R $/kg

      3.Escala => kg

      Olha que conta linda.
      Fat B = Qual x Escala
      R $ = R $/kg × kg
      R $ = R $

      Tem uma variável que precisamos dominar bem.

      CUSTO DE PRODUÇÃO.
      E a única ferramenta que regula
      essa decisiva variável é o conhecimento técnico e econômico, em conjunto com habilidade e capacidade operacional.

      O boi Vivo
      Matéria Prima da Cadeia.
      Quanto Vale?
      Quem paga?
      O consumidor precisa comer,
      Precisa comprar .
      Ele tem dinheiro?

      Vou mostra uma referência de valores.
      Vamos falar do melhor. Ok?
      Novilho Produzido com vegetais de Alta Qualidade.
      Com idade inferior de 24 meses
      Com peso e gordura adequados.

      Ao Produtor R $ 5,00/kg
      Peso Vivo na Fazenda.
      Ao Frigorifico Carcaça Fria R $ 10,00/kg
      Ao Consumidor, no balcão in natura
      R $ 20,00 / kg.
      Preço médio dos cortes limpos de sebo e osso.

      Procure no varejo e faça sua tabela e confira.
      Ok?

      Também peça de onde veio esse corte,
      Como foi produzido e por quem.
      NF de Produtor e Gata.
      Não tem?
      Onde ficou?
      Imagine qualquer peça sem origem.
      Que não é para comer.
      Como fica?
      Agora o alimento
      Pode ser de qualquer jeito?

      Meu amigo.
      Alto Grão
      Facilidade de produção.
      Carne macia com acabamento.
      Uma pena que tem sabor muito ruim.
      Desclassifica a condição de bovino e ruminante.
      Crie suínos que é melhor.
      Não é?

      Vamos alinhar informações,números ,
      do produtor ao consumidor.
      No meio são apenas serviços importantes.

      Att

      Aleri João Panazzolo
      Engenharia Agrícola na
      Pecuária de Corte.