PJ Clarke’s lança hambúrguer de jambu
17 de agosto de 2015
Justiça Federal suspende decisão que restringia produção de vacinas
17 de agosto de 2015

Ministra anuncia criação de três novas câmaras setoriais

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou na quinta-feira (13) a criação de três novas câmaras setoriais e disse que o Mapa vai fortalecer e reorganizar esses colegiados. A fim de aproximar as ações do ministério ao setor produtivo, durante a reunião, cada um dos integrantes das câmaras fez uma avaliação do trabalho desenvolvido nos últimos meses. A ministra anotou as sugestões apresentadas e respondeu aos empresários pontuando questões das cadeias produtivas do setor agropecuário.

As três novas câmaras permitirão avançar na discussão de dificuldades que afetam a produção, como a Câmara Setorial da Erva Mate, uma reivindicação antiga do setor. O Mapa também criará um colegiado dedicado à discussão da Lei Plurianual Agrícola (LPA) – que está em fase de elaboração no ministério – agregado à do Financiamento e Seguro do Agronegócio.

Por fim, será criada uma câmara provisória pelo prazo de dois anos para acompanhar a implantação das mudanças no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Em maio, o Mapa descentralizou os serviços de inspeção federal e facilitou a industrialização de produtos da agricultura familiar, tornando a fiscalização sanitária mais eficiente. Caso seja necessário, afirmou a ministra, o trabalho dessa câmara poderá ser prorrogado por mais um ano.

Para conferir mais eficiência às câmaras, Kátia Abreu disse que todas as reivindicações serão incluídas no sistema informatizado de demandas analisadas pelo ministério. Todas as pendências estão sendo levantadas e divididas por tema.

Todos os representantes puderam apresentar suas demandas à ministra e aos secretários do Mapa, que responderam uma a uma. Uma nova reunião foi convocada para daqui a dois meses. No próximo encontro, os dirigentes das câmaras indicarão se suas reivindicações foram atendidas ou que encaminhamento foi adotado.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.