As vendas de sêmen no primeiro semestre deste ano superam 7,6 milhões de doses, 0,38% a mais que no mesmo período de 2014. Os números foram divulgados ontem pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), em São Paulo. Chama a atenção a performance da pecuária de corte, cujo crescimento nas vendas foi de 8%.
“É um bom resultado, principalmente, se observarmos que o maior impacto no corte aparece a partir de agosto, ou seja, a tendência é que essa porcentagem seja ainda maior nesse segundo semestre”, afirma Márcio Nery, diretor da Asbia e da empresa ABS Pecplan. Ele acredita que o setor de inseminação artificial deva crescer de 5% a 6% no ano. A raça que disparou na frente nas vendas foi a angus – 281% sobre 2014, com 3,299 milhões de doses comercializadas.
Neste ano, a moeda norte-americana subiu cerca de 45%, chegando a casa dos R$3,90. Segundo Nery, a variação da moeda pode levar ao aumento do preço de sêmen importado.”A tendência é que os preços, principalmente, dos materiais genéticos das raças angus, holandês e jersey sofram reajustes.
Fonte: Revista Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.