Tecnologia e investimentos fortalecem a pecuária de MT
15 de outubro de 2015
Cepea: Preços da arroba e da carne seguem firmes em SP
15 de outubro de 2015

Produtores firmam parceria para certificação do “kobe beef “

Os produtores de gado de origem japonesa wagyu — mais conhecida como “kobe beef” — decidiram criar um selo de qualidade chancelado por meio da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), instituída em agosto pelo Ministério da Agricultura em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A criação da certificação de gado wagyu, que será anunciada no Nacional Wagyu 2015, evento marcado para o próximo dia 17 de outubro, na fazenda Angélica, em Americana (SP), é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu e a certificadora alemã TÜV Rheinland, companhia que também é a certificadora oficial do Programa Carne Angus Certificada.

“O modelo de tipificação das carcaças está em fase final de definição junto à associação, sendo que vai englobar a análise fenotípica (avaliação de raça) e os padrões e quantidade de gordura entre as fibras musculares, também conhecido como marmoreio. A carne bem marmorizada é considerada uma iguaria, reconhecida pelo seu sabor, consistência e gordura”, explica o Gerente Geral de Certificação de Sistemas e Treinamento, Daniel Oliva.  O documento também determinará os procedimentos de Raça Certificada, que incluem auditorias em todas as unidades frigoríficas produtoras, já que deve haver o cumprimento de normas relacionadas à rastreabilidade, bem estar animal, responsabilidade socioambiental e BPF (Boas Práticas de Fabricação).

Fonte: Valor Econômico e TÜV Rheinland, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.