De acordo com dados do Cattle Buyers Weekly (CBW), as vendas de carne bovina moída foram mais fracas do que o esperado em janeiro nos EUA. “Os consumidores ficaram um pouco cansados da carne moída após terem que migrar para ela durante a recessão de 2009-2010″, disseram analistas. “Eles estão consumindo mais carne suína e de frango, especialmente à medida que essas se tornam mais baratas que a carne bovina”.
O gráfico abaixo mostra os preços mensais varejistas da carne bovina dos Estados Unidos até dezembro.
Esses dados mostram que o setor de carne moída é segmentado dos outros setores da categoria “carne bovina” nos Estados Unidos, ou seja, a carne moída, que é uma carne magra, divergiu das tendências gerais e se tornou uma categoria especialmente importante, registrando significante poder de preços nos últimos anos. Além disso, os dados mostram que os preços varejistas estão atualmente sob pressão e a tendência é de queda.
Dessa forma, torna-se cada vez mais claro que a carne suína e a de frango competem principalmente com a carne bovina moída – não com os cortes de músculo como um todo – nos Estados Unidos. Assim, pode ser que haja um desvio de preços maior nas categorias de carne bovina em 2016.
Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.