O norte-americano Faizur Choudry, membro do Serviço de Inspeção Sanitária do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, chegou ontem ao Rio Grande do Sul, onde permanece por quatro dias para realizar inspeções de rotina nos frigoríficos habilitados a exportar para aquele país.
Choudry visitou o Laboratório de Referência Animal, em Porto Alegre, e hoje segue para Hulha Negra. Amanhã, irá a Capão do Leão, onde visitará o frigorífico Extremo-Sul.
Segundo o chefe do Serviço de Inspeção de Produção Animal (Sipa) do Ministério da Agricultura, Marco Antônio dos Santos, o veterinário analisou documentos e visitou os laboratórios para averiguar se os métodos analíticos estão dentro dos padrões exigidos pelos EUA. Santos acompanha as visitas, ao lado do diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do ministério, Rui Vargas.
Em Hulha Negra, Choudry visitará o frigorífico Pampeano, que produz de 80 a 100 toneladas diárias de carne bovina, ovina e frango desossado. Cerca de 30% da produção é exportada para os EUA. Segundo a empresa, estas visitas são anuais.
Fonte: Correio do Povo, adaptado por equipe BeefPoint