Os bezerros com até 12 meses situados nas propriedades do Planalto no Mato Grosso do Sul, devem ser obrigatoriamente vacinados contra a febre aftosa a partir de hoje. É que nesta sexta começa oficialmente a primeira etapa de vacinação antiaftosa do ano, que pretende imunizar cerca de 4 milhões de bezerros nessa região. No Pantanal a vacinação não é obrigatória, já que os animais deverão ser vacinados no mês de maio, quando ocorre a etapa maciça de vacinação na área.
Segundo o diretor-geral da Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal (Iagro) Loacir da Silva, apesar desta campanha estar “muito próxima” da última etapa de vacinação (novembro, que foi prorrogada até o início de janeiro), é imprescindível que os pecuaristas façam a imunização do gado. Loacir explica que os animais jovens são os mais suscetíveis ao perigo da aftosa, porque receberam apenas uma imunização, e em muitos casos esta será a primeira vacina. Ele pede aos produtores para continuarem vacinando de acordo com as normas de sanidade animal, fazendo a entrega dos frascos após a vacinação nos escritórios do Iagro.
O prazo para vacinação vai até 28 de fevereiro, mas Loacir adianta que se houver problemas (como chuvas) há a possibilidade da etapa ser prorrogada. Quem não vacinar corre o risco de ser penalizado e ter que pagar multa de 1 UFERMS por cabeça de gado.
O vice-presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Kenneth Coelho, aprova a decisão do Iagro de manter em 1º de fevereiro o início da primeira etapa de vacinação contra a doença. “Manter o status de área livre da doença com vacinação deve ficar acima de qualquer outro tipo de empecilho. Nosso objetivo principal é não voltar a ter mais focos de aftosa, como está acontecendo na Argentina, onde um novo registro da doença foi comunicado no último fim de semana na província de Córdoba”, analisa.
Brucelose
Coelho ressalta ainda que o produtor rural pode aproveitar para vacinar as fêmeas contra a brucelose.
Fonte: Correio do Estado On Line, adaptado por Equipe BeefPoint