Mês das entregas: Segundo dados do Indea-MT, o Estado de Mato Grosso registrou, no mês de outubro, o maior número de machos abatidos desde outubro/14, foram mais de 286 mil bois mato-grossenses enviados às linhas de abate. O total de animais de Mato Grosso abatidos chegou a 400,10 mil, volume 5,01% maior que o registrado em setembro/16. Essa predominância de machos no abate deve-se ao fato de que grande parte das entregas de confinamentos é programada para essa época do ano, e como estes têm preferência por engordar machos (devido a questões zootécnicas), a escala dos frigoríficos acaba preenchendo-se com estes animais. Com a chegada do último bimestre de 2016, trazendo consigo as chuvas, os confinamentos não cobertos já começam a sofrer, e muitos optam por encerrar suas atividades no ano. Diante disso, a composição de animais na linha de abate já pode começar a sofrer alterações já em novembro/16, com mais fêmeas nos ganchos.
Observações:
8 – Considera-se para o cálculo do equivalente físico do boi gordo um animal de 17 arrobas ou 255 quilogramas de carcaça; 49% do peso advém do traseiro com osso, 39% do dianteiro com osso e 12% da ponta de agulha, todos os cortes com osso no atacado.
9 – Consideram-se para o cálculo equivalente físico do boi gordo + couro/sebo os pesos dos cortes cárneos com osso e o peso do couro e sebo obtido no abate de um bovino.
10 – Consideram-se para o cálculo equivalente físico do boi gordo + couro/sebo + subprodutos o peso dos cortes cárneos com osso no atacado, o peso do couro e sebo e os pesos dos subprodutos da indústria.
11 – Consideram-se para o cálculo equivalente dos cortes desossados + couro/sebo + subprodutos o peso dos cortes cárneos desossados no atacado, o peso do couro e sebo e o peso dos subprodutos da indústria.
12 – Para o cálculo da relação de troca entre o boi gordo e o bezerro de 12 meses considera-se um boi gordo de 17 arrobas.
Fonte: Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).