A entidade canadense Agriculture and Agri-Food Canada tem feito um importante investimento no setor de agricultura e alimentação do país por meio de um programa de Cdn$ 62 milhões (US$ 47,42 milhões), com o objetivo de aumentar a segurança, a qualidade e os sistemas de rastreabilidade dos alimentos da nação.
A iniciativa é parte do Programa Canadense de Segurança e Qualidade dos Alimentos (Canadian Food Safety and Quality Program – CFSQP) e fornecerá à indústria um fundo para fortalecer os atuais sistemas desenvolvidos, como os de rastreabilidade e os que têm base na Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), ou Hazard Analysis Critical Control Point (HACCP) para a segurança dos alimentos.
O ministro da Agricultura do país, Lyle Vanclief, disse que este é outro passo dos contínuos esforços para fazer com que o Canadá se torne o maior produtor do mundo de produtos alimentícios e agrícolas de alta qualidade e segurança.
O sistema de segurança e alimentos do Canadá já é reconhecido como de classe mundial. A recente retomada de exportações de carnes de ruminantes aos Estados Unidos constitui uma confirmação dos sistemas canadenses e mostra que o progresso alcançado tem colocado o Canadá em boa posição para o futuro.
O programa será financiado até 2008 e ajudará a desenvolver sistemas que, entre outras coisas, continuarão a proteger a saúde do consumidor e, com isso, manter sua confiança na segurança e na qualidade dos alimentos produzidos no Canadá.
Propostas do projeto que será nacional e relacionado ao desenvolvimento ou implementação de sistemas que monitorem e controlem a segurança e a qualidade dos alimentos ou a rastreabilidade de bens, da fazenda à mesa do consumidor, serão considerados para financiamento. As propostas precisam utilizar uma cadeia de valor e serem consistentes com a segurança, qualidade dos alimentos, e estratégias de rastreabilidade com participantes do setor de agricultura e alimentos.
Fonte: Agriculture and Agri-Food Canada, adaptado por Equipe BeefPoint